Buscar

1) Explique onde surgiu e a etimologia da palavra Filosofia: R: 2) Com suas palavras explique o que a Filosofia estuda. R: 3) Explique em que estão...

1) Explique onde surgiu e a etimologia da palavra Filosofia: R: 2) Com suas palavras explique o que a Filosofia estuda. R: 3) Explique em que estão fundamentados os métodos dos estudos filosóficos? R: 4) A origem da Filosofia como ciência surgiu: a) ( ) No século VI a.C, na Grécia antiga, que é chamada de "o berço da Filosofia ocidental". b) ( ) No século VII a.C. , em Roma, que é chamada de "o berço da Filosofia oriental". c) ( ) No século V a.C., na França, que é chamada de "o berço da Filosofia ocidental". d) ( ) No século VIII a. C. na Alemanha, que é chamada de "o berço da Filosofia oriental". 5) Assinale na alternativa que apresenta os nomes dos primeiros pensadores chamados filósofos. I.Os primeiros filósofos foram Tales, Pitágoras, Heráclito e Xenófanes que, na época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade humana. II.Os primeiros filósofos foram apenas Pitágoras e Xenófanes que, na época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade humana. III. Os primeiros filósofos foram apenas Tales e Pitágoras que, na época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade humana. IV.Os primeiros filósofos foram apenas Pitágoras e Heráclito que, na época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade humana. Está correta: a) ( ) I b) ( ) II c) ( ) III d) ( ) IV 6) Explique em que se baseava o estudo da filosofia na Idade Média e na Idade Moderna.

1) Explique onde surgiu e a etimologia da palavra Filosofia.
2) Com suas palavras explique o que a Filosofia estuda.
3) Explique em que estão fundamentados os métodos dos estudos filosóficos.
4) A origem da Filosofia como ciência surgiu: a) ( ) No século VI a.C, na Grécia antiga, que é chamada de "o berço da Filosofia ocidental". b) ( ) No século VII a.C. , em Roma, que é chamada de "o berço da Filosofia oriental". c) ( ) No século V a.C., na França, que é chamada de "o berço da Filosofia ocidental". d) ( ) No século VIII a. C. na Alemanha, que é chamada de "o berço da Filosofia oriental".
5) Assinale na alternativa que apresenta os nomes dos primeiros pensadores chamados filósofos.
6) Explique em que se baseava o estudo da filosofia na Idade Média e na Idade Moderna.

Essa pergunta também está no material:

filosofia
1 pág.

Filosofia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

1) A palavra "Filosofia" tem origem no grego antigo, sendo composta por duas palavras: "philos", que significa "amor" ou "amizade", e "sophia", que significa "sabedoria". Portanto, Filosofia pode ser entendida como "amor à sabedoria". 2) A Filosofia estuda questões fundamentais relacionadas à existência humana, como a natureza da realidade, a origem do conhecimento, a moralidade, a ética, a política, a arte, entre outros. Ela busca compreender o mundo e o ser humano de forma crítica e racional, utilizando argumentos lógicos e reflexões filosóficas. 3) Os métodos dos estudos filosóficos estão fundamentados na análise crítica, na argumentação lógica e na reflexão filosófica. A Filosofia utiliza a razão como principal ferramenta para investigar e compreender os problemas e questões filosóficas, buscando argumentos consistentes e coerentes. 4) A origem da Filosofia como ciência surgiu no século VI a.C, na Grécia antiga, que é chamada de "o berço da Filosofia ocidental". Portanto, a alternativa correta é a letra a) ( ) No século VI a.C, na Grécia antiga. 5) A alternativa correta é a letra I) Os primeiros filósofos foram Tales, Pitágoras, Heráclito e Xenófanes que, na época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade humana. 6) Na Idade Média, o estudo da Filosofia estava baseado principalmente na conciliação entre a fé cristã e a razão filosófica. A Filosofia era vista como uma serva da teologia, buscando harmonizar os ensinamentos religiosos com a razão. Já na Idade Moderna, com o surgimento do pensamento iluminista, a Filosofia passou a valorizar a razão como fonte principal de conhecimento, questionando dogmas religiosos e buscando a autonomia do pensamento humano.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais