Buscar

MODELO DE AVALIAÇÃO - 2 COLUNAS

Prévia do material em texto

Nome da Professora:
Nome do Estudante:
Período: ( ) Matutino	( ) Vespertino () Noturno Turma: 	2023 Nota : 	
ESCOLA ESTADUAL PROF. WELSON MESQUITA DE OLIVEIRA
° ANO DO ENSINO MÉDIO - 
1
Desde a Antiguidade, a surpresa e o espanto diante do mundo levaram o homem a formular questões sobre a origem e a razão do universo e a buscar o sentido da própria existência.
Na Grécia, século VI a C., tem início uma nova forma de pensamento, uma forma sem a tradição mítica como fundamento, uma forma que leva em conta as realidades apreendidas na experiência humana e que passaram pelo crivo da racionalização. A passagem do mito à filosofia, foi marcada por um período de grandes transformações, fazendo emergir uma nova mentalidade, num povo onde o abandono das técnicas tradicionais se fez necessário. Nesse período o homem deixa de se contentar com o numinoso e passa a se interessar pelas explicações um pouco mais sofisticadas, levando-o à substituição da visão mítica pela visão que problematiza que questiona e confronta o pensamento com a realidade. Agora, em vez de explicar a ordem cósmica pela interferência divina, os filósofos buscavam respostas por si mesmos, por meio da razão. Podemos dizer então que o mito era auto-suficiente, dispensava qualquer explicação que precisasse checar os enunciados e os raciocínios com a realidade.
Porém, o mito já estava dando sinais de cansaço: a população grega estava crescendo, seus territórios precisavam ser ampliados, as atividades econômicas fortalecidas, as navegações intensificadas. Precisavam produzir mais alimentos para aliviar a pressão demográfica. Tinham que exportar o que produziam e importar o que não produziam. Para a civilização grega relacionar-se com outros povos e principalmente com os orientais fez-se necessário. Esses e outros elementos como: a redescoberta da escrita, a lei escrita, a moeda, o cidadão da polis e a consolidação da democracia, foram fatores que contribuíram para o surgimento da filosofia.
Surgiram então, principalmente nas cidades jônicas, os primeiros sábios (sophos, em grego). A Jônia foi umas das primeiras regiões a estabelecer relações comerciais com o Oriente. E também foi onde nasceu a Escola de Mileto, onde surgiram às primeiras concepções científicas e 
Leia o texto acima com atenção para responder as perguntas propostas.
1. A origem da Filosofia como ciência surgiu:
a) No século VI a.C, na Grécia antiga, que é chamada de “o berço da Filosofia ocidental”.
b) No século VII a.C. , em Roma, que é chamada de “o berço da Filosofia oriental”.
c) No século V a.C., na França, que é chamada de “o berço da Filosofia ocidental”.
d) No século VIII a. C. na Alemanha, que é chamada de “o berço da Filosofia oriental”.
2. Assinale na alternativa que apresenta os nomes dos primeiros pensadores chamados filósofos.
a) Os primeiros filósofos foram Tales, Pitágoras, Heráclito e Parmênides que, na época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade humana.
b) Os primeiros filósofos foram apenas Pitágoras e Xenófanes que, na época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade humana.
c) Os primeiros filósofos foram apenas Tales e Pitágoras que, na época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade humana.
d) Os primeiros filósofos foram apenas Pitágoras e Heráclito que, na época, concentravam seus esforços para tentar responder racionalmente às questões da realidade humana.
3. Para filósofos como Tales de Mileto e Pitágoras qual era, respectivamente, a essência de tudo?
a) A verdade e a justiça.
b) A água e os números.
c) A Filosofia e os números.
d) O cosmos e a physis.
4. 	(Enem 2017) A representação de Demócrito é semelhante à de Anaxágoras, na medida em que um infinitamente múltiplo é a origem; mas nele a determinação dos princípios fundamentais aparece de maneira tal que contém aquilo que para o que foi formado não é, absolutamente, o aspecto simples para si. Por exem
image1.png

Continue navegando