Buscar

Disserte sobre o Treponema pallidum e suas características. - Bactéria espiroqueta - Não cultivável in vitro - Transmissão sexual ou vertical - Ca...

Disserte sobre o Treponema pallidum e suas características.

- Bactéria espiroqueta
- Não cultivável in vitro
- Transmissão sexual ou vertical
- Causa a sífilis
- Possui 3 estágios: primário, secundário e terciário
- Pode afetar diversos órgãos e sistemas
- Diagnóstico por exames sorológicos
- Tratamento com penicilina.

Essa pergunta também está no material:

exercicio microbiologia basica
11 pág.

Microbiologia Universidade Cidade de São PauloUniversidade Cidade de São Paulo

💡 2 Respostas

User badge image

Emanuela Enock'

O Treponema pallidum é uma bactéria gram-negativa do grupo das espiroquetas, anaeróbia facultativa e catalase negativa, que possui forma espiral e é o agente patológico da Sífilis. O T.pallidum é sensível à temperatura e à umidade. A transmissão da sífilis ocorre por contato sexual com as lesões infectantes, por via vertical (de mãe para feto), por transfusão sanguínea e ocasionalmente por micro lesões na pele que entram em contato com as lesões infecciosas.

0
Dislike0
User badge image

Bruno

O Treponema pallidum é uma bactéria espiralada, gram-negativa e móvel que causa a sífilis, uma doença sexualmente transmissível que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Embora a sífilis seja uma doença antiga e bem conhecida, o T. pallidum continua a desafiar os cientistas com sua complexidade e peculiaridades.


Uma das características mais notáveis ​​do T. pallidum é sua habilidade de sobreviver dentro do hospedeiro sem ser detectado pelo sistema imunológico. Isso ocorre em parte devido à sua baixa expressão de proteínas de superfície, que normalmente desencadeariam uma resposta imunológica. Além disso, o T. pallidum possui uma camada de lipídeos que o protege de agentes antimicrobianos e torna difícil sua detecção pelos anticorpos.


Outra característica interessante do T. pallidum é sua habilidade de infectar uma variedade de tecidos diferentes no corpo, incluindo a pele, os ossos, o fígado, o cérebro e o sistema nervoso central. Isso ocorre em parte devido à sua capacidade de penetrar em células e tecidos e evadir as defesas imunológicas do hospedeiro.


Embora a sífilis seja tratável com antibióticos, o T. pallidum tem se mostrado resistente a muitos desses medicamentos, o que representa um desafio significativo para o tratamento da doença. Além disso, a rápida evolução do T. pallidum tem sido associada a surtos de sífilis em várias partes do mundo.


Apesar dessas características desafiadoras, o T. pallidum tem sido alvo de estudos intensos por décadas, na tentativa de desenvolver tratamentos mais eficazes e compreender melhor sua biologia. Avanços recentes em tecnologia de sequenciamento genético têm permitido uma melhor compreensão da estrutura genômica do T. pallidum e de seus mecanismos de virulência, o que pode levar a novas estratégias de tratamento no futuro.


Em resumo, o T. pallidum é uma bactéria intrigante e complexa que continua a desafiar os cientistas com suas características únicas. Embora a sífilis seja uma doença tratável, o T. pallidum representa um desafio significativo para a saúde pública e a pesquisa médica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais