Buscar

A sequência do genoma do DNA mitocondrial (DNAmt) e a presença de mutações patogênicas no DNAmt são conhecidas há mais de 3 décadas. Inesperado e a...

A sequência do genoma do DNA mitocondrial (DNAmt) e a presença de mutações patogênicas no DNAmt são conhecidas há mais de 3 décadas. Inesperado e ainda inexplicável, no entanto, é o fato de o genoma do DNAmt sofrer mutações a uma taxa de cerca de 10 vezes maior do que o DNA nuclear. A gama de doenças clínicas resultantes de mutações do DNAmt é diversa, embora a doença neuromuscular predomine. Mais de 100 rearranjos diferentes e aproximadamente 100 mutações pontuais diferentes relacionadas a doenças foram identificados no DNAmt. Considerando esse contexto, é possível afirmar que as doenças mitocondriais são geralmente caracterizadas por pleiotropia? Justifique.

Sim, é possível afirmar que as doenças mitocondriais são geralmente caracterizadas por pleiotropia.
O genoma mitocondrial compreende 37 genes que codificam 13 subunidades de enzimas envolvidas na fosforilação oxidativa, bem como RNAs ribossômicos e RNAs de transferência necessários para a tradução dos transcritos dos polipeptídios codificados pela mitocôndria.
Pelo fato de a mitocôndria ser essencial para o funcionamento de quase todas as células, a perturbação da produção de energia devido a mutações no DNA mitocondrial resulta em distúrbios graves, afetando diversos tecidos diferentes.
Assim, as doenças mitocondriais são geralmente caracterizadas por pleiotropia, que é a capacidade de um único gene afetar múltiplos traços fenotípicos.

Essa pergunta também está no material:

FÓRUM 2
2 pág.

Genética I Universidade Federal da BahiaUniversidade Federal da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, é possível afirmar que as doenças mitocondriais são geralmente caracterizadas por pleiotropia. O genoma mitocondrial é responsável pela codificação de várias subunidades de enzimas envolvidas na fosforilação oxidativa, bem como RNAs ribossômicos e RNAs de transferência necessários para a tradução dos transcritos dos polipeptídios codificados pela mitocôndria. Como a mitocôndria é essencial para o funcionamento de quase todas as células, mutações no DNA mitocondrial podem resultar em distúrbios graves que afetam diversos tecidos diferentes. Portanto, as doenças mitocondriais podem apresentar uma ampla gama de sintomas e características clínicas, o que é característico da pleiotropia, que é a capacidade de um único gene afetar múltiplos traços fenotípicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais