Buscar

A Central de Material e Esterilização – CME é um setor destinado à limpeza, ao acondicionamento, à esterilização, à guarda e à distribuição dos pro...

A Central de Material e Esterilização – CME é um setor destinado à limpeza, ao acondicionamento, à esterilização, à guarda e à distribuição dos produtos para a saúde. Além disso, é regida pela RDC 15 de 2012 dispõe sobre  requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde, estabelecendo os requisitos de boas práticas para o funcionamento dos serviços que realizam o processamento de produtos para a saúde visando à segurança do paciente e dos profissionais envolvidos.  Para isso, todos os materiais que são recebidos pela Central seguem todo um processo até chegar a esterilização propriamente dita. Baseado nos seus conhecimentos e na afirmação acima, analise as afirmações a seguir:  I – LIMPEZA: É o processo manual de remoção de sujidade, mediante o uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático para manter em estado de asseio os artigos e superfícies reduzindo a população microbiana. II – DESCONTAMINAÇÃO: É o processo de redução dos micro-organismos de artigos e superfícies, tornando-os seguro para o manuseio. III – DESINFECÇÃO: É o processo físico ou químico de destruição de microrganismos, incluindo os esporulados. IV – ESTERILIZAÇÃO: É o processo de destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, a tal ponto que não seja mais possível detectá-los através de testes microbiológicos padrão.  Assinale a alternativa que contém apenas as assertivas corretas: Escolha uma:

I - LIMPEZA: É o processo manual de remoção de sujidade, mediante o uso da água, sabão e detergente neutro ou detergente enzimático para manter em estado de asseio os artigos e superfícies reduzindo a população microbiana.
II - DESCONTAMINAÇÃO: É o processo de redução dos micro-organismos de artigos e superfícies, tornando-os seguro para o manuseio.
III - DESINFECÇÃO: É o processo físico ou químico de destruição de microrganismos, incluindo os esporulados.
IV - ESTERILIZAÇÃO: É o processo de destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, a tal ponto que não seja mais possível detectá-los através de testes microbiológicos padrão.
a. Apenas as afirmativas I e III estão corretas
b. Apenas as afirmativas II e III estão corretas
c. Apenas a afirmativa I está correta.
d. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
e. Apenas as afirmativas I e II estão corretas

Essa pergunta também está no material:

U1S2 - Atividade de Aprendizagem Enfermagem em Centro Cirúrgico
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. A afirmativa II descreve corretamente o processo de descontaminação, que é a redução dos micro-organismos de artigos e superfícies, tornando-os seguros para o manuseio. Já a afirmativa IV descreve corretamente a esterilização, que é o processo de destruição de todos os microrganismos, inclusive esporulados, a ponto de não serem mais detectáveis por testes microbiológicos padrão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais