Buscar

Em relação às modalidades de contratação direta previstas na Lei nº 14.133/2021: I. A modalidade de dispensa de licitação decorre da inviabilidade ...

Em relação às modalidades de contratação direta previstas na Lei nº 14.133/2021:
I. A modalidade de dispensa de licitação decorre da inviabilidade de se realizar uma competição para contratação.
II. Na inexigibilidade de licitação, embora a realização de procedimento licitatório seja plenamente possível, o legislador a torna opcional.
III. Para a contratação de compras, obras e serviços pela administração pública, é possível que o ente público faça uso tanto da inexigibilidade quanto da dispensa de licitação.
IV. Quando se tratar de dispensa de licitação, sendo possível a disputa, é obrigatória a licitação.
V. A excepcionalidade que fundamenta uma contratação direta por dispensa de licitação apenas torna o procedimento licitatório prévio desinteressante, ou, no caso da inexigibilidade, a própria licitação passa a ser incompatível com a situação apresentada.

a. Apenas o item V está correto.
b. Os itens I, II e V estão corretos.
c. Apenas o item III está correto.
d. Os itens III e V estão corretos.
e. Os itens III, IV e V estão corretos.

Essa pergunta também está no material:

💡 2 Respostas

User badge image

Paulo henrique da silva araujo

A Lei 14.133, de 2021 prevê duas modalidades de contratação direta: a inexigibilidade e a dispensa de licitação. A Inexigibilidade decorre da inviabilidade de competição, enquanto a dispensa ocorre nas situações legalmente descritas. Assim, no primeiro caso, trata-se de situação excludente do procedimento licitatório, sempre que a disputa for inviável, de forma que, havendo viabilidade de disputa, a licitação torna-se obrigatória. Diferente é o caso da dispensa, em que é viável a realização de procedimento licitatório, no entanto, o legislador torna opcional o seu uso pelo ente público; este pode, portanto, no âmbito da conveniência e oportunidade, decidir se prefere adotar o procedimento de licitação ou realizar a contratação por dispensa nos casos legalmente autorizados. A inexigibilidade é prevista para as contratações de obras, serviços e compras, enquanto a dispensa é possível nas contratações envolvendo, obras, serviços, compras e alienações pela administração pública.

A resposta correta é: Os itens III e V estão corretos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais