Neste sentido, analise as assertivas a seguir, e assinale V (verdadeiro) e F (falso). ( ) a cooperação está associada ao ato que as equipes devem ter como objetivo as melhores opções de finalização com base na busca de posições em que essa finalização possa oferecer maiores probabilidades de acerto, priorizando os aspectos técnicos de cada jogador. ( ) os sistemas ofensivos são criados para diminuir ou eliminar os espaços criados pelo adversário, fazendo com que os arremessos sejam executados em regiões de maior percentual de acertos ou por jogadores com pouca habilidade para finalizar. ( ) a imprevisibilidade é muito decorrente do espaço reduzido para se realizar as ações; regras relacionadas ao tempo de posse de bola, tempo para passagem da defesa para o ataque e tempo de retenção de bola por um atacante quando marcado de perto. ( ) a cooperação pode ocorrer a partir da elaboração dos sistemas de ataque e defesa ou mesmo por meio de situações fracionadas do jogo, como na sincronização de movimentos entre dois, três ou quatro jogadores, até que se chegue à situação real. A sequência correta de cima para baixo é:
Tendo em vista a importância dessa modalidade inserida como conteúdo curricular das aulas de Educação Física, assinale qual seria o principal foco/objetivo de uma aula de basquetebol em um ambiente escolar.
Deveria ter como foco somente o ensino das regras oficiais do jogo, os sistemas táticos e a técnica o aluno aprenderia fora da escola. Deveria ter como foco somente o ensino técnico dos fundamentos do jogo, focando na iniciação e no preparo de novos atletas. X - Deveria ter como foco a utilização de estratégias e jogos lúdicos, oportunizando o aprendizado do jogo de uma forma global. Deveria ter como foco o ensino das regras oficiais do jogo e os sistemas táticos da modalidade, uma vez que são aspectos de formação. Deveria ter como foco, exclusivamente, a iniciação esportiva ao voleibol, ensinando as técnicas e táticas da modalidade com o objetivo de formar equipes competitivas.
Sabendo da importância do basquetebol como um jogo esportivo coletivo, analise as alternativas a seguir e assinale a que represente algum elemento que deve ser considerado nesse processo:
estruturar-se no espaço coletivo, confluindo ações individuais com as coletivas em relação ao posicionamento dos adversários e a estratégia preestabelecida coletivamente. configurar as circunstâncias contextuais do jogo, em que a leitura do jogo é feita sucessivamente pelos jogadores, sem a participação efetiva da equipe, em um trabalho isolado, que rende resultados expressivos. analisar cada detalhe da partida, fazendo com que o jogo flua da melhor maneira possível, e seja direcionada aos aspectos motores, entendendo sua importância sobre a concepção lógica do jogo em si. X - ampliar os esquemas de ação, comunicando-se por meio de suas ações com os demais jogadores, o que gera uma organização técnica defensiva superior ao que se implementa em situações de reação de uma jogada. compreender a concepção do jogo em seus diferentes aspectos, colocando-se à disposição para o aprendizado das técnicas e das regras, com a tática sendo uma consequência do que foi aprendido nas fases anteriores.
A partir da proposta apresentada por Scaglia et al. (2013), analise as alternativas a seguir e assinale a que apresente características que devem ser consideradas no ensino dos esportes coletivos:
a estruturação da equipe no espaço coletivo, confundindo ações individuais com as coletivas, em relação ao posicionamento dos adversários. X - a priorização dos aspectos cognitivos, da lógica de jogo e tomada de decisões, de forma isolada dos outros aspectos, tendo em vista seu desenvolvimento ser diferenciado. os aspectos físicos e socioemocionais devem ser considerados na estruturação lógica do jogo, em que a posse de bola reproduz as ações situacionais do jogo. a compreensão da lógica de jogo, sua estrutura, os esquemas de ação da equipe adversária, e dos jogadores de marcação, sendo estas as posições consideradas “cha X - a compreensão da lógica de jogo, sua estrutura, os esquemas de ação da equipe adversária, e dos jogadores de marcação, sendo estas as posições consideradas “chave” para o sucesso da equipe.