Buscar

A Lei de Crimes Ambientais – Lei nº 9.605/1998 – inovou no ordenamento jurídico penal estabelecendo, em seu artigo 3º, a responsabilidade penal da ...

A Lei de Crimes Ambientais – Lei nº 9.605/1998 – inovou no ordenamento jurídico penal estabelecendo, em seu artigo 3º, a responsabilidade penal da pessoa jurídica. Neste contexto, analise as sentenças a seguir:

I- A responsabilidade da pessoa jurídica não exclui a responsabilidade penal das pessoas físicas, autoras, coautoras ou partícipes, na medida em que a empresa, por si, não comete crimes. Contudo, o legislador adotou o princípio da coautoria necessária entre a pessoa física e a jurídica.

II- Nos delitos ambientais, o sujeito passivo direto será a coletividade, por ser o bem ou o interesse tutelado considerado de uso comum do povo. Também é possível que uma pessoa certa e determinada acabe também lesada ou ameaçada em seus bens por conta de aspectos particulares do dano, figurando como sujeito passivo indireto, secundário ou por via reflexa.

III- Atualmente, o Superior Tribunal de Justiça não admite a responsabilidade penal da pessoa jurídica.

Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.