Buscar

Quais as ferramentas de abordagem familiar e a indicação de cada uma delas? As ferramentas de abordagem familiar são: olhar sistêmico, tipos de fa...

Quais as ferramentas de abordagem familiar e a indicação de cada uma delas?

As ferramentas de abordagem familiar são: olhar sistêmico, tipos de famílias, estrutura familiar, dinâmica familiar e conferência familiar.
O olhar sistêmico é indicado para identificar fatores que influenciam no bem-estar do indivíduo e da família.
Os tipos de famílias são indicados para compreender variadas composições familiares.
A estrutura familiar é indicada para compreender a funcionalidade familiar, quais os pontos “fortes” e “fracos” da família para o cuidado domiciliar.
A dinâmica familiar é indicada para observar as inter-relações que se mostram através de seus limites, papéis e padrão de comunicação.
A conferência familiar é indicada para o manejo das situações difíceis.

Essa pergunta também está no material:

Ferramentas de Abordagem Familiar
4 pág.

Fundamentos da Saúde Coletiva Universidade Federal do MaranhãoUniversidade Federal do Maranhão

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As ferramentas de abordagem familiar mencionadas são: 1. Olhar sistêmico: Essa ferramenta é indicada para identificar os fatores que influenciam no bem-estar do indivíduo e da família. Ela permite uma visão ampla e integrada das relações familiares, considerando os aspectos emocionais, sociais e culturais. 2. Tipos de famílias: Essa ferramenta é indicada para compreender as diferentes composições familiares que existem, como famílias monoparentais, famílias reconstituídas, famílias homoafetivas, entre outras. Ela ajuda a reconhecer a diversidade e a complexidade das estruturas familiares. 3. Estrutura familiar: Essa ferramenta é indicada para compreender a funcionalidade da família, identificando seus pontos fortes e fracos. Ela permite analisar como os membros da família se relacionam, como são distribuídas as responsabilidades e como ocorre o cuidado domiciliar. 4. Dinâmica familiar: Essa ferramenta é indicada para observar as inter-relações familiares, como os limites estabelecidos, os papéis desempenhados pelos membros da família e o padrão de comunicação. Ela auxilia na compreensão dos padrões de interação e na identificação de possíveis conflitos ou dificuldades. 5. Conferência familiar: Essa ferramenta é indicada para o manejo de situações difíceis que possam surgir no contexto familiar. Ela envolve a realização de reuniões ou encontros com a família para discutir questões, tomar decisões e buscar soluções conjuntas. É importante ressaltar que essas ferramentas são complementares e podem ser utilizadas de forma integrada, de acordo com as necessidades e objetivos de cada situação familiar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais