Buscar

Fundamentos de Saúde Coletiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundamentos de Saúde Coletiva
A leptospirose é uma zoonose de grande importância social e econômica por apresentar elevada incidência, sobretudo em áreas pobres, alto custo hospitalar e alta letalidade, que podem chegar a até 40% nos casos mais graves. Seu controle deve considerar os aspectos relacionados ao saneamento básico. Assinale a alternativa correta em relação ao correto agente transmissor de tal enfermidade ao ser humano:
Escolha uma opção:
Roedores.
O serviço público de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos urbanos, é composto das seguintes atividades, exceto:
Escolha uma opção:
Serviços de limpeza interna de comércio, indústrias e residências.
No Brasil, as políticas públicas de alimentação e nutrição, no âmbito da promoção da saúde, partiram do foco inicial na oferta alimentar, que buscava o incremento da produção de alimentos (como e quanto produzir), para a atual qualificação da demanda por alimentos (o que consumir e como distribuir), considerada uma segunda parte da questão da alimentação em nível populacional. Com base nesses conceitos, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma opção:
Em 1967, o serviço de alimentação e da previdência social é fortalecido, pois os programas de alimentação passam a ser uma prioridade do Estado.
Poluente é toda e qualquer forma de matéria ou energia liberada no meio ambiente em desacordo com as normas ambientais existentes, colocando em risco a saúde, a segurança ou o bem-estar comum. Dependendo dos poluentes lançados no ar, eles podem permanecer ali durante muito tempo. Em relação ao dióxido de carbono, assinale a alternativa correta:
Escolha uma opção:
O aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera contribui para o aquecimento global (efeito estufa).
Em relação à descentralização, um dos princípios organizacionais, ou também denominados de diretrizes do Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa incorreta sobre seu conceito.
Escolha uma opção:
A descentralização é o reconhecimento, na prática dos serviços, de que cada pessoa é um todo indivisível e integrante de uma comunidade.
Os pactos pela saúde e pela gestão do SUS são compromissos públicos, assinados pelos gestores, que visam à qualificação da gestão e à melhoria da eficácia das ações de saúde. Qual das ações não foi considerada como prioritária no pacto pela saúde?
Escolha uma opção:
O fortalecimento do papel dos municípios.
Agrotóxicos são compostos químicos agrícolas que, ao serem eliminados ou descartados no meio ambiente, causam prejuízos ao solo, às águas, entre outros. Com base nesse conceito, assinale a alternativa incorreta em relação aos usos dos agrotóxicos:
Escolha uma opção:
O uso de agrotóxicos no Brasil vem diminuindo ano após ano, o que leva o país a ser um dos que menos os utiliza no mundo.
O desafio ambiental do mundo é claro a partir do crescimento contínuo da demanda de energia, principalmente nos países asiáticos. Em relação ao combustível fóssil que está associado com as maiores emissões de carbono em comparação a qualquer outro tipo de combustível fóssil do mundo, assinale a alternativa correta:
Carvão.
As casas e as empresas em áreas de baixa densidade populacional que não estejam conectadas ao sistema municipal de esgoto, muitas vezes, utilizam um tipo próprio para destinação de seu esgoto por meio de um sistema cujo funcionamento é semelhante ao princípio do tratamento primário. Desta forma, o esgoto entra em um tanque de retenção e os sólidos suspensos são depositados no fundo. Assinale a alternativa correta em relação a esse tipo de procedimento.
Escolha uma opção:
Fossas sépticas.
Um dos princípios doutrinários do SUS é o de assegurar ações e serviços de todos os níveis de acordo com a complexidade que cada caso requeira, more o cidadão onde morar, sem privilégios e sem barreiras. Todo cidadão é igual perante o SUS e será atendido conforme suas necessidades até o limite do que o sistema puder oferecer para todos.
Escolha uma opção:
Equidade.

Continue navegando