Buscar

Abaixo alternativas que relacionam tendências de análise sociológica da educação, respectivos autores, internacionais e brasileiros, e posição em r...

Abaixo alternativas que relacionam tendências de análise sociológica da educação, respectivos autores, internacionais e brasileiros, e posição em relação às mudanças. Qual dessas alternativas está incorreta?

As tendências funcionalistas, voltadas para conservação da ordem via valorização do consenso, podem ser atribuídas a Durkheim e A. Comte; no Brasil, Fernando de Azevedo.
As tendências que identificam conflitos que procedem a uma crítica social e encaminham soluções que visam à transformação, inclusive por via revolucionária, são otimistas e podem ser atribuídas a Marx, Gramsci, Althusser e Bourdieu; no Brasil, Paulo Freire.
Outras tendências que focalizam conflitos e interacionismo simbólico também são otimistas e podem ser atribuídas a Weber, Althusser e Bourdieu; no Brasil, Fernando de Azevedo.
O pensamento de Pierre Bourdieu, que se dedica a estudar a relação entre educação e reprodução social, é considerado pessimista em relação às mudanças sociais.
A teoria crítica da sociedade, que tem em Adorno e Horkheimer seus principais expoentes, é pessimista em relação às mudanças sociais e à possibilidade de transformação da sociedade.
a. As tendências funcionalistas, voltadas para conservação da ordem via valorização do consenso, podem ser atribuídas a Durkheim e A. Comte; no Brasil, Fernando de Azevedo.
b. As tendências que identificam conflitos que procedem a uma crítica social e encaminham soluções que visam à transformação, inclusive por via revolucionária, são otimistas e podem ser atribuídas a Marx, Gramsci, Althusser e Bourdieu; no Brasil, Paulo Freire.
c. Outras tendências que focalizam conflitos e interacionismo simbólico também são otimistas e podem ser atribuídas a Weber, Althusser e Bourdieu; no Brasil, Fernando de Azevedo.
d. O pensamento de Pierre Bourdieu, que se dedica a estudar a relação entre educação e reprodução social, é considerado pessimista em relação às mudanças sociais.
e. A teoria crítica da sociedade, que tem em Adorno e Horkheimer seus principais expoentes, é pessimista em relação às mudanças sociais e à possibilidade de transformação da sociedade.

Essa pergunta também está no material:

SOCIOLOGIA E EDUCAÇÃO question 2
10 pág.

Sociologia da Educação Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra c. Outras tendências que focalizam conflitos e interacionismo simbólico também são otimistas e podem ser atribuídas a Weber, Althusser e Bourdieu; no Brasil, Fernando de Azevedo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais