Buscar

A constitucionalização do Direito Civil consiste no reflexo interpretativo dos valores constitucionais na aplicação das normas de Direito Privado. ...

A constitucionalização do Direito Civil consiste no reflexo interpretativo dos valores constitucionais na aplicação das normas de Direito Privado. Nesse sentido, é certo que, na aplicação das normas do Código Civil brasileiro, haverá diretrizes orientadoras fundadas nos valores da CF/88, como a função social do direito, por exemplo. Acerca dessas diretrizes marque a alternativa correta.


Segundo o princípio da eticidade há uma preocupação do legislador infraconstitucional com a ética como fator regente das relações jurídicas constituídas entre particulares.
Conforme a operacionalidade, deve-se romper com o individualismo exacerbado do CC/1916 propondo uma ressignificação das relações entre os particulares.
Conforme a operacionalidade deve o Estado-juiz buscar cada vez mais envolver a sociedade nas decisões judiciais de modo a tornar o direito civil mais operável.
De acordo com o princípio da socialidade, exige-se o desapego à linguagem rebuscada buscando uma linguagem clara, concisa, objetiva e de fácil entendimento pela sociedade.
Segundo a eticidade, deve-se pautar o novo direito civil com uma linguagem rebuscada de forma a prever a maior quantidade possível de casos concretos.

Essa pergunta também está no material:

Avaliando 1 de Direito Civil
2 pág.

Direito Civil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "De acordo com o princípio da socialidade, exige-se o desapego à linguagem rebuscada buscando uma linguagem clara, concisa, objetiva e de fácil entendimento pela sociedade." Isso porque o princípio da socialidade busca uma linguagem acessível e compreensível para a sociedade, evitando o uso de termos complexos e rebuscados.

0
Dislike0
User badge image

Anna Cristina

A resposta correta é a (A).

O princípio da eticidade, previsto no art. 3º do Código Civil, estabelece que as relações jurídicas devem ser pautadas pela boa-fé, pela probidade e pelo respeito à dignidade da pessoa humana. Esses valores são fundamentais para a construção de uma sociedade justa e solidária.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais