Buscar

Gestao


 Um elemento fundamental é a depreciação, que reflete a redução do imobilizado tangível (máquinas, instalações, veículos etc.) e a perda do potencial de uso desses ativos. Ainda que na depreciação não ocorra desembolso (consumo parcial de ativo imobilizado), certamente, ela o provocará no futuro, quando a empresa fará a reposição dos bens. Além disso, a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) passou a ser obrigatória para as sociedades anônimas de capital aberto a partir do exercício de 2008 e evidencia: 



O valor de riqueza que uma empresa adicionou, de que forma essa riqueza foi distribuída e o quanto ficou retido na empresa.


O valor adicionado originado das operações, os recursos oriundos das atividades de financiamento e o saldo de caixa resultante no final do período.


O montante de riqueza que uma empresa adicionou, o quanto dessa riqueza foi distribuída para os agentes e acionistas, bem como os lucros retidos pela empresa sem destinação específica.


A receita adicionada pela empresa deduzida das despesas operacionais, exceto a financeira, e o total de lucros retidos em forma de reservas.


A riqueza adicionada pela empresa, a distribuição dos dividendos realizada e a variação do patrimônio líquido no exercício.

Segundo a definição legal, a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) deverá refletir o valor da riqueza gerada pela companhia e a distribuição entre os elementos que contribuíram para a geração dessa riqueza. Diante do que foi exposto na unidade, quais são os elementos que devem constar como beneficiários da distribuição da riqueza?



Empregados, fornecedores, autoridades, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.


Empregados, financiadores, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.


Empregados, financiadores, fornecedores, autoridades, acionistas, governo e outros.


Empregados, financiadores, fornecedores, autoridades, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.


Fornecedores, autoridades, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída.

O ativo, que é financiado pelo capital próprio e de terceiros, é quem gera receita, a qual, por sua vez, gera riqueza para a empresa. Esse índice mede o quanto cada real investido no ativo gera de riqueza (valor adicionado) a ser transferida para os vários setores que se relacionam com a empresa. A elaboração e a divulgação da Demonstração do Valor Adicionado (DVA), para atenderem aos requisitos estabelecidos na NBC TG 09 e na legislação societária, entre outros aspectos relevantes, deverão:



Conter a variação ocorrida no capital circulante líquido.


Ser elaboradas com base no princípio contábil da competência.


Ser elaboradas com base no princípio contábil da atualização monetária.


Permitir o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do segmento onde atua a empresa.


Analisar os efeitos do valor econômico agregado sobre a liquidez


Respostas

79 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto apresentado, os elementos que devem constar como beneficiários da distribuição da riqueza são: empregados, financiadores, fornecedores, autoridades, acionistas, governo e outros, bem como a parcela da riqueza não distribuída. Além disso, a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) deve ser elaborada com base no princípio contábil da competência.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina