Buscar

O geógrafo Rogério Haesbaert (2013) compreende que o século XXI provavelmente evidenciará um novo período, ainda não muito claro, da força da contr...

O geógrafo Rogério Haesbaert (2013) compreende que o século XXI provavelmente evidenciará um novo período, ainda não muito claro, da força da contradição da globalização em termos de suas dimensões e de seu alcance. Trata-se de uma verdadeira encruzilhada, em que são gestadas novas alternativas, entrelaçando alguns dilemas básicos. Qual é um desses dilemas?

I. A dissociação entre a efetivação material da globalização (especialmente em termos tecnoecológicos), seu reconhecimento no campo da cultura (com a ausência ou dificuldade de um consenso simbólico-cultural mais amplo) e sua necessidade (mas também ausência) no nível jurídico-político.
a. A falta de recursos financeiros para a implementação de políticas públicas.
b. A falta de mão de obra qualificada para atender às demandas do mercado.
c. A falta de investimentos em infraestrutura.
d. A falta de políticas de incentivo à inovação tecnológica.
e. A falta de políticas de preservação ambiental.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O dilema mencionado pelo geógrafo Rogério Haesbaert é a dissociação entre a efetivação material da globalização, seu reconhecimento no campo da cultura e sua necessidade no nível jurídico-político. Isso significa que há uma falta de consenso simbólico-cultural amplo em relação à globalização, bem como uma dificuldade em traduzir seus aspectos materiais em políticas e leis efetivas. Portanto, a alternativa correta é a letra I.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais