Buscar

avaliação discursiva contabilidade tributaria

O artigo 156 da Constituição Federal prevê a possibilidade da instituição do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que incide sobre os serviços não sujeitos ao ICMS como definido em Lei complementar. Este mesmo artigo institui a competência do ISSQN aos Municípios, sendo de responsabilidades dos Municípios a definição das alíquotas, definindo alíquotas máximas e mínimas.

A Lei complementar 116 regula e determina a alíquota mínima de 2%, define exceções e apresenta em anexo uma lista de serviços que estão sujeitos ao ISSQN.

De acordo com o que foi estudado e diante deste conhecimento, vamos imaginar que você como gestor de um escritório contábil em sua cidade recebe como novo cliente um Laboratório de análises clinicas que pede informações sobre o ISSQN.

Comente com suas palavras como você responderia ao cliente, lembrando de informa-lo sobre alíquota, base de cálculo e a legislação a que ele está sujeito.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Como gestor de um escritório contábil, ao receber um novo cliente que é um laboratório de análises clínicas e que pede informações sobre o ISSQN, eu responderia da seguinte forma: O ISSQN é um imposto municipal que incide sobre serviços não sujeitos ao ICMS, como definido em Lei complementar. A alíquota mínima é de 2%, conforme determinado pela Lei complementar 116, que também define exceções e apresenta uma lista de serviços que estão sujeitos ao ISSQN. No caso do seu laboratório de análises clínicas, ele está sujeito ao ISSQN, e a alíquota a ser aplicada pode variar de acordo com a legislação municipal. A base de cálculo do ISSQN é o preço do serviço prestado, ou seja, o valor que o laboratório cobra pelos seus serviços. Sendo assim, é importante que o laboratório verifique a legislação municipal para saber qual é a alíquota aplicável em sua cidade, e que considere o preço dos serviços prestados como base de cálculo para o imposto. Como gestor contábil, estou à disposição para ajudar no que for necessário para que o laboratório esteja em conformidade com a legislação tributária.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais