Buscar

Questão 6/10 - Análise da Política Brasileira

Estudamos na Aula 6 que “para Abrucio (1994), as atribuições concedidas pela nova formatação do sistema político e econômico brasileiro devolveram aos governadores a condição de atores centrais dentro da política. Além disso, na esfera estadual, eles atuam praticamente sem que sejam exercidos controles externos semelhantes aos existentes com o Presidente da República. Neste contexto, os chefes dos Executivos estaduais são dotados de parcelas importantes do orçamento federal, atuam no Congresso Nacional junto aos deputados e senadores para garantir os interesses do seu estado e ainda contam com um sistema de pesos e contrapesos frágil e pouco efetivo.” Esta reconfiguração de forças torna a relação de poder no federalismo assimétrica em favor dos governadores, inclusive diante do Presidente, assim, os governadores recuperaram também a capacidade de influenciar os rumos da política nacional.” (Aula 6)

O trecho acima debate e se refere a um fenômeno ou aspecto específico do sistema político brasileiro, relacionado ao papel dos governos subnacionais na política brasileira. Assinale a alternativa que denomina corretamente este fenômeno.



 

AO modelo federativo brasileiro

BO presidencialismo de coalizão

CA profissionalização da classe política

DO papel dos líderes partidários

EO multipartidarismo e a representação proporcional

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é "AO modelo federativo brasileiro". O trecho apresentado na questão discute a assimetria de poder entre governadores e o presidente da república no contexto do modelo federativo brasileiro, que concede aos governos subnacionais parcelas importantes do orçamento federal e poucos controles externos.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais