Logo Passei Direto
Buscar

Ética

Colégio Objetivo
Considerando a questão acima, julgue os próximos itens. I - É certo que, se Deus conhece antecipadamente o futuro, então o homem não é livre. II -  É certo que, se o homem é livre, então Deus não conhece o futuro. III - Se as coisas pudessem acontecer de modo diferente daquele como Deus as conhece, então Ele teria opinião e não, ciência. IV - Deus e o homem conhecem as coisas da mesma maneira e, por isso, não há presciência divina. V - Na eternidade divina, todas as coisas são presentes, também aquelas que haverão de acontecer no tempo futuro. Estão certos apenas os itens:

I - É certo que, se Deus conhece antecipadamente o futuro, então o homem não é livre.
II -  É certo que, se o homem é livre, então Deus não conhece o futuro.
III - Se as coisas pudessem acontecer de modo diferente daquele como Deus as conhece, então Ele teria opinião e não, ciência.
IV - Deus e o homem conhecem as coisas da mesma maneira e, por isso, não há presciência divina.
V - Na eternidade divina, todas as coisas são presentes, também aquelas que haverão de acontecer no tempo futuro.
A. I e III.
B. II e IV.
C. I e IV.
D. III e V
E. II e V.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Analisando os itens apresentados: I - É certo que, se Deus conhece antecipadamente o futuro, então o homem não é livre. II - É certo que, se o homem é livre, então Deus não conhece o futuro. III - Se as coisas pudessem acontecer de modo diferente daquele como Deus as conhece, então Ele teria opinião e não, ciência. IV - Deus e o homem conhecem as coisas da mesma maneira e, por isso, não há presciência divina. V - Na eternidade divina, todas as coisas são presentes, também aquelas que haverão de acontecer no tempo futuro. De acordo com as alternativas apresentadas, os itens corretos são: A. I e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Avaliando o seguinte enunciado: O mal é uma força natural.  A prática da maldade já está prevista em nosso destino.  Essas eram as questões que atormentavam Santo Agostinho, afinal, se tudo que existe é criação divina, como se explicar a existência do mal sem atribuir a Deus a sua existência?  Neste sentido, o arcabouço teórico de Santo Agostinho esboçado em sua obra "O Livre-Arbítrio a questão do mal", foi respondido e edificado com o intuito principal de combater as heresias de duas doutrinas correntes ao seu pensamento: o maniqueísmo e o pelagianismo. Com base no texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I___ O mal faz parte de nossa existência como elemento necessário à conversão determinando todas as nossas escolhas e isso faz parte da vontade de Deus. PORQUE II___ A maldade é um elemento da condição humana mediante a vivência dos impulsos e das paixões que são latentes a sua própria natureza. Acerca das asserções, assinale a opção correta.

I___ O mal faz parte de nossa existência como elemento necessário à conversão determinando todas as nossas escolhas e isso faz parte da vontade de Deus.
PORQUE
II___ A maldade é um elemento da condição humana mediante a vivência dos impulsos e das paixões que são latentes a sua própria natureza.
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C. As asserções I e II são proposições falsas.
D. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Mais conteúdos dessa disciplina