Buscar

Sobre a difusão do nacionalismo e do patriotismo entre os alunos, ainda em 1970, aconteceu a Copa do Mundo no México. Os cantores Dom e Ravel conqu...

Sobre a difusão do nacionalismo e do patriotismo entre os alunos, ainda em 1970, aconteceu a Copa do Mundo no México. Os cantores Dom e Ravel conquistaram o país com o Eu te Amo, meu Brasil, que estourou nas paradas de sucesso. Essa canção foi utilizada pelo governo militar nos eventos cívicos e cantada nas escolas. Veja alguns versos da canção Este é um país que vai pra frente, que também foi muito utilizada e inspirada pelos ideais do Positivismo: Este é um país que vai pra frente. De um povo unido. De grande valor. É o país que canta. Trabalha e se agiganta. É o Brasil do nosso amor. Sujismundo. Os conteúdos tinham cunho moralizante, pautados em preceitos considerados fundamentais à sociedade. A Educação era empreendida também em meios não formais. Com base nos mesmos conteúdos moralizantes, foram constituídos, por exemplo, personagens como o Sujismundo para que, na prática do cotidiano, as pessoas pudessem trazer para si o sentimento de civilidade, cuja falta era entendida como um dos males brasileiros. Ensino Superior: tendência pedagógica tecnicista e neopositivista. Assista ao vídeo para ver qual foi o tratamento dado às universidades brasileiras pelo governo da época, no contexto em que ganharam destaque as tendências pedagógicas pautadas no ensino tecnicista, neopositivista e no modelo behaviorista de Psicologia. 1971: a reforma de 1° e 2° graus. A Lei nº 5692/1971, chamada de Lei de Diretrizes e Bases de forma errônea, refere-se exclusivamente a dois segmentos da Educação, que correspondem ao que, atualmente, chamamos de Educação Básica. Essa lei não tratava também dos objetivos gerais e finalidades da Educação para o país, apenas era específica para dois segmentos do ensino. Como vimos, a reforma universitária de 1968 voltou suas atenções para o ensino superior. A Lei nº 5692/1971 foi criada por um grupo de trabalho instituído pelo presidente Emílio Médici, que tinha por objetivo adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964 e às necessidades sociais e econômicas que o governo militar se empenhava em garantir. O país precisava de trabalhadores, porém, mais do que isso, precisava de mão de obra especializada. Em linhas gerais, ela criou a estrutura de ensino que se organizava em 1º e 2º graus. Vamos entender melhor as principais alterações na Educação Básica em decorrência da reforma de 1971: Com a promulgação da lei, o segundo grau passou a combinar a seguinte dupla característica: Garantia a terminalidade para aqueles que pretendiam a formação em nível técnico. Garantia a continuidade para os que desejavam prestar o vestibular. Primeiro grau passou a abranger os antigos primário e ginásio, atendendo às crianças dos 7 aos 14 anos. Ampliação da obrigatoriedade escolar de 4 para 8 anos. Transformação do antigo curso secundário em ensino de segundo grau. Segundo grau passou a ser obrigatoriamente profissionalizante. Como o ensino profissionalizante contribuiu para a elitização do ensino superior?

A canção 'Eu te Amo, meu Brasil' foi utilizada pelo governo militar nos eventos cívicos e cantada nas escolas.
A Educação era empreendida também em meios não formais, como a criação de personagens como o Sujismundo.
A Lei nº 5692/1971 foi criada para adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964 e às necessidades sociais e econômicas que o governo militar se empenhava em garantir.
A reforma de 1971 criou a estrutura de ensino que se organizava em 1º e 2º graus, sendo que o segundo grau passou a ser obrigatoriamente profissionalizante.

Essa pergunta também está no material:

07 História da educação no Brasil_ Redemocratização
27 pág.

Pedagogia Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A canção "Eu te Amo, meu Brasil" foi utilizada pelo governo militar nos eventos cívicos e cantada nas escolas. A Educação também era empreendida em meios não formais, como a criação de personagens como o Sujismundo. A Lei nº 5692/1971 foi criada para adequar o ensino ao momento político instaurado pelo Golpe de 1964 e às necessidades sociais e econômicas que o governo militar se empenhava em garantir. A reforma de 1971 criou a estrutura de ensino que se organizava em 1º e 2º graus, sendo que o segundo grau passou a ser obrigatoriamente profissionalizante.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais