O centro e a cidade surgem conjuntamente, não havendo uma separação ou uma inauguração em momentos distintos. Flávio Villaça aponta que há duas características comuns ao conceito de centro.
I - Os centros são locais de boa acessibilidade para toda a população da cidade. II - Os centros são áreas degradadas, com possibilidade de pequenos investimentos e grandes lucros. III - Os centros abrigam instituições de interesse coletivo, ou seja, instituições importantes para a vida da cidade. IV - Os centros são áreas em desenvolvimento constante, com possibilidade de pequenos investimentos e grandes lucros. II, apenas. III e IV, apenas I e II, apenas. I, III e IV, apenas. I, e III apenas.
As cidades, a fim de abrigarem o número de habitantes, demandam de expansões territoriais constantes e que:
promovem ótima urbanização com aberturas de novas áreas para novos bairros da cidade. promovem a urbanização planejada em áreas ainda carentes de infraestrutura básica. promovem a urbanização precária em áreas carentes de infraestrutura básica. promovem ótima urbanização em áreas periféricas da cidade. promovem a urbanização precária em áreas centrais, bem servidas de infraestrutura básica.