Buscar

Uma pintura medieval seguia normas rígidas para ser feita, pois, normalmente, quem encomendava obras de arte era a Igreja católica ou algum rei ou ...

Uma pintura medieval seguia normas rígidas para ser feita, pois, normalmente, quem encomendava obras de arte era a Igreja católica ou algum rei ou nobre, retratando, em sua maioria, passagens bíblicas ou vidas de santos. Isso ocorria porque:


a. Não se conhecia as técnicas de pintura, então, os artistas tinham de seguir as normas para poderem vender suas obras.
b. Não se desejava quadros profanos, pois só podiam ser retratados santos, e os nobres tinham de aceitar essa norma.
c. Não havia uma ideia clara a respeito do indivíduo com vontade própria e, na maior parte das obras, buscava-se representar o céu como se fosse uma corte medieval.
d. A Igreja não entendia nada de arte, mas, mesmo assim, encomendava quadros e esculturas de acordo com o gosto da época.
e. Não havia mercado para pinturas particulares e os artistas não conseguiam sobreviver fazendo quadros diferentes.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final - História, Política e Sociedade_ Revisão da tentativa
4 pág.

História Cm Anacleto De Camargo PadreCm Anacleto De Camargo Padre

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta é a alternativa b) Não se desejava quadros profanos, pois só podiam ser retratados santos, e os nobres tinham de aceitar essa norma. Durante a Idade Média, a Igreja Católica e a nobreza exerciam grande influência sobre a produção artística, encomendando obras que retratassem temas religiosos e santos. A pintura medieval seguia normas rígidas e tinha como objetivo principal a exaltação da fé e a transmissão de mensagens religiosas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais