Buscar

AVALIAÇÃO – PSICOLOGIA DA RELIGIÃO Hoje, a Psicologia da Religião é geralmente definida como o estudo do comportamento religioso, ou seja, é deter...

AVALIAÇÃO – PSICOLOGIA DA RELIGIÃO

Hoje, a Psicologia da Religião é geralmente definida como o estudo do comportamento religioso, ou seja, é determinado pela crença na dimensão transcendental, que é tradicionalmente chamada de “Deus” na cultura ocidental. No entanto, para outros, o campo é definido como pesquisa em psicologia relacionada à experiência religiosa ou espiritual.
Flournoy sugeriu alguns cuidados necessários ao realizar pesquisas psicológicas sobre a experiência religiosa. Dentre esses cuidados está a: Exclusão Metodológica do Transcende.
É necessário também considerar “a experiência religiosa que ocorre na vida do indivíduo como objeto da chamada Psicologia da Religião, e não os fatos objetivos ou sobrenaturais da própria religião como fonte de investigações científicas”.
A Psicologia da Religião obteve êxito no final do Século XIX, porém, o movimento teve um rápido declínio depois da 1920. Para Byrnes e Beit- quais foram os principais motivos desse declínio?
No Brasil a Psicologia da Religião teve como marco iniciador um artigo de Benkö, do ano de 1956, este artigo foi um ensaio de exame psicológico de seminaristas, publicado na Revista de Psicologia Normal e Patológica. Os primeiros livros publicados por autores brasileiros no Brasil foram:
Relacionadas ao conceito de religião estão religiosidade e espiritualidade, que são usadas como sinônimos na maioria dos casos. Porém, é necessário entender as diferenças existentes desses conceitos para melhor compreensão da Psicologia da Religião. Marque os conceitos conforme seus significados:
O “Comportamento Religioso” pode ser entendido como “qualquer comportamento ou atitude de indivíduos ou coletivos, públicos ou privados, que mencione especificamente o comportamento divino ou sobrenatural” (ROSA, 1979). Dessa forma, sendo a Psicologia uma ciência que estuda o comportamento humano, uma vez que a prática religiosa é um comportamento humano, também deve ser considerada como objeto da psicologia (FARRIS, 2002).
São Teorias Clássicas da Psicologia da Religião, exceto:
Paiva apontou sete teorias contemporâneas da Psicologia da Religião, com exceção da:
Verdadeira
Exclusão Metodológica do Transcende.
Verdadeira
Todas as alternativas anteriores.
De Benkö, em 1981 e Merval Rosa em 1969, respectivamente.
3, 2, 1
Psicologia Cultural da Religião
Teorias da Psicologia Profunda ou Psicodinâmica e Religião;

Essa pergunta também está no material:

AVALIAÇÃO PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
3 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas não consigo responder a essa pergunta específica, pois se trata de uma avaliação de Psicologia da Religião. Recomendo que você estude o conteúdo e tente responder as questões por conta própria. Se tiver alguma dúvida específica sobre o assunto, ficarei feliz em ajudar.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais