Buscar

AVALIAÇÃO VIRTUAL 2 - PSICOLOGIA DA RELIGIÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SE ESSE MATERIAL FOR ÚTIL PARA VOCÊ >>>> SALVE, SIGA, CURTA, COMENTE
AVALIAÇÃO VIRTUAL 2 – PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
1)O relacionamento interpessoal conjuga uma parte importante dos estudos da Psicologia, a fim de desenvolver métodos e abordagens que visam à promoção das condições individuais de sociabilidade.
A partir da contextualização proposta, avalie as seguintes afirmações, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
(V) A definição do ser humano como animal social remete a uma dinâmica na qual o indivíduo produz seu espaço social e por ele também é determinado.
(F) A socialização é um processo no qual a pessoa imprime seus valores e orientações, individualmente desenvolvidos, implementando-os sobre o meio.
(V) Os desafios do relacionamento interpessoal remetem à necessidade eventual da psicoterapia, que altera padrões do indivíduo ao invés de focar a sociedade.
Agora, assinale a opção que corresponde à sequência correta:
Alternativas:
· A)F – V – F. b)F – F – V. c)V – F – V. Correta d)V – F – F. e)V – V – F.
2)Para pensar a questão do ‘trauma’ na Psicologia contemporânea, é necessário associá-lo aos conceitos e às temáticas que destacam a influência da psique sobre o comportamento humano, a partir de diferentes dimensões emocionais e racionais que impactam sobre a realidade material e social.
A partir da contextualização proposta, avalie as seguintes afirmações, julgando-as como (V) Verdadeiras ou (F) Falsas:
(F) O trauma é benéfico para a superação de quadros de anedonia, pois precipita uma demanda por mediadores químicos que retiram a pessoa do estado depressivo.
(V) Os traumas podem ser aprofundados e desdobrados em condições físicas e transtornos que não podem ser negligenciados, pois podem levar o paciente ao suicídio.
(F) A dimensão transcendental é essencialmente curativa em relação ao trauma, pois todo o sofrimento psíquico pode ser tratado pela via religiosa.
Agora, assinale a opção que corresponde à sequência correta:
Alternativas:
· a)F – V – F. CORRETA b)F – F – V. c)V – F – V. d)V – F – F. e)V – V – F.
3)A contribuição de Sigmund Freud (1856 – 1939) para a análise da temática da religião se estabelece a partir de diferentes conceitos, como, por exemplo, o ritual e a ambivalência religiosa. Estes conceitos podem ser avaliados a partir de suas relações com a construção da identidade e coesão social das civilizações antigas e modernas.
Deste modo, baseando-se na contextualização apresentada, avalie as opções que se seguem e assinale a correta:
Alternativas:
· a)Na perspectiva de Freud, é possível compreender a experiência religiosa a partir de uma abordagem materialista, voltada à realidade humana.
· b)Os rituais são elementos secundários na doutrina religiosa, de acordo com Freud, pois estão ligados aos padrões de obsessão e repetição.
· c)No modelo de Freud, a criação do tabu se estabelece como forma de modular o comportamento social, a partir da doutrina religiosa e do bloqueio cultural. CORRETA
· d)O método de Freud elabora a ambivalência religiosa com base na relação de amor mútuo que a pessoa estabelece com o sobrenatural.
· e)Estando ligado até a morte ao judaísmo, Freud compreende as religiões ocidentais como elementos criadores de sentido à vida humana.
4)A dimensão da acolhida é particularmente observada nos métodos contemporâneos de acompanhamento e aconselhamento pastoral; o acolhimento envolve, portanto, ações que transcendem o protocolo de uma simples recepção de pessoas em um espaço ambientalmente adequado, mas enfatizam, sobretudo, uma ética de cuidado.
Assim, a partir do conteúdo destacado pelo texto-base, analise as opções a seguir e assinale a correta:
Alternativas:
· a)Ao pensar na acolhida, é fundamental observar a premissa de que os esforços de acolhimento dirigem-se unicamente aos membros da comunidade de fé.
· b)A premissa principal de uma atitude de acolhida é a catequese, ou seja, o esforço de divulgação da doutrina a uma pessoa em estado de necessidade.
· c)O diálogo inter-religioso e a atitude sincretista (fusão de cultos) são comuns à dinâmica da acolhida, em uma postura de respeito ao outro.
· d)A acolhida se estabelece por meio de uma postura de atenção e contemplação das necessidades do aconselhando enquanto ‘próximo’, reforçando a aplicação do texto bíblico. CORRETA
· e)A empatia deve ser pensada no aconselhamento como algo ineficaz, pois acaba por colocar o conselheiro em uma dimensão horizontal com o aconselhando (‘um com o grupo’).
5)A convergência de temas de discussão entre a Psicologia, a Teologia e as Ciências da Religião permite discutir alguns pressupostos de Psicologia Pastoral, que são embasados em teorias e conceitos importantes das Ciências da Saúde, desenvolvidas a partir do século XIX. Estes pressupostos orientam, hoje, as atuações dos líderes espirituais no processo de aconselhamento pastoral.
Assim, de acordo com as proposições apresentadas, analise as opções a seguir e assinale a correta:
Alternativas:
· a)O conceito de ‘psiquismo coletivo’, proposto por Freud, torna justificável a possibilidade das pessoas inverterem seus próprios valores morais para cometerem atos que seriam individualmente considerados inadequados ou condenáveis.
· b)Uma das principais contribuições de Freud para o estudo do comportamento social é a rejeição à tese de que as pessoas se submetem, necessária e voluntariamente, a um comportamento coletivo. CORRETA
· c)A abordagem de Gustave Le Bon destaca a tese da singularidade das multidões, isto é, as pessoas reunidas em uma população preservam certamente a sua autonomia de pensamento e ação, em uma perspectiva de individualidade.
· d)O modelo de Wilfred Trotter destaca que a necessidade de sobrevivência define as motivações do ser humano; assim, o convívio social é secundário perante a outros instintos, como o instinto sexual, por exemplo.
· e)De acordo com o modelo analítico proposto por Gustave Le Bon, é possível alterar a norma de funcionamento da sociedade ao influenciar as multidões, pois a pessoa em grupo sempre atua como se estivesse em uma situação isolada.

Outros materiais