Buscar

PROVA - PSICOLOGIA DA RELIGIÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SE ESSE MATERIAL FOR ÚTIL PARA VOCÊ >>>> SALVE, SIGA, CURTA, COMENTE
PROVA – PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
1)O Brasil possui inúmeras religiões, tendo a religião cristã e suas variantes como matriz religiosa predominante. Outra característica marcante do nosso país é o sincretismo religioso, prática que pode ser definida como qualquer prática religiosa que provém da fusão de outras. Diante desse contexto podemos afirmar que no Brasil a experiência religiosa é elaborada a partir da:
A)Referencial histórico; referencial teológico fundamental e experiência mística.
B)Experiência mística, determinações do papa; e o exemplo dos santos.
C)Não é possível elaborar a experiência religiosa, pois ela ocorre no campo subjetivo e não pode ser delimitada.
D)Bíblia; referencial histórico; referencial teológico fundamental e expressões da fé. CORRETA
E)Bíblia; determinações do papa e experiência mística.
2)Tradicionalmente, os líderes religiosos efetivaram seu trabalho a partir de uma série de atuações pastorais, que materializam a dimensão espiritual no cotidiano da comunidade. Quais os passos para que o líder possa manejar um aconselhamento saudável?
A)O aconselhamento demanda uma capacitação e uma formação específica ao conselheiro, mediante o aprendizado e utilização efetiva das teorias psicológicas, articulando-as com a teologia e o conteúdo doutrinário comuns à instituição religiosa a qual este líder pertence e professa a sua fé. CORRETA
B)O aconselhamento demanda conhecimento sobre a teologia e o conteúdo doutrinário comuns à instituição religiosa a qual este líder pertence e professa a sua fé.
C)O aconselhamento demanda uma capacitação e uma formação específica ao conselheiro, mediante o aprendizado da história dos grandes profetas do passado e a utilização efetiva das teorias psicológicas.
D)O aconselhamento demanda uma capacitação e uma formação específica ao conselheiro, mediante o aprendizado e utilização efetiva das teorias psicológicas, articulando-as com as experiências místicas dos indivíduos da comunidade.
E)O aconselhamento demanda uma capacitação e uma formação específica ao conselheiro, mediante o aprendizado e utilização efetiva das teorias psicológicas.
3)Observando o campo religioso brasileiro, ainda que profundas transformações tenham sido processadas nas últimas décadas com o aumento do número de pessoas que não declaram possuir uma religião, há ainda um predomínio das religiões cristãs, com liderança da Igreja Católica, em relação à totalidade da população, conforme se pode observar por meio de estatísticas e pesquisas como o Censo Demográfico. Sendo assim, em Jesus Cristo, portanto, ocorreria a ‘plenitude da Revelação’. Quais elementos definem essa plenitude?
A)Encarnação, nascimento, missão, morte e ressurreição. CORRETA
B)Reencarnação, missão, morte e libertação.
C)Criação, encarnação, nascimento, missão e reencarnação.
D)Encarnação, nascimento, missão, morte e reencarnação.
E)Reencarnação, nascimento, missão e glorificação.
4)Viktor Emil Frankl ficou mundialmente conhecido depois de descrever a sua experiência dramática em campos de concentração nazistas, em seu livro "Em Busca de Sentido". Sua experiência o levou a criar a primeira ciência especializada em sentido da vida do mundo. Assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de Sentido da Vida para este autor:
A)Para o autor o sentido da vida é encontrado na satisfação dos prazeres da vida, ou seja, o propósito da vida é satisfazer os próprios desejos.
B)A consciência individual impõe ao ser humano um conhecimento acerca de sua própria vocação à finitude, sendo que encontrar a boa morte é o sentido da vida.
C)O sentido da vida segundo Viktor Frankl reside em encontrar um propósito, em abandonar responsabilidades para conosco e para com o próprio ser humano.
D)O que importa não é o sentido da vida de um modo geral, mas sim o sentido específico da vida de uma pessoa, em determinado momento de sua existência. Cada um tem sua vocação, sua missão pessoal, para a qual precisa executar tarefas específicas.
E)Ele define o sentido da vida partindo do conceito de noção noodinâmica, onde uma tensão entre o ‘ser’ e o ‘dever ser’ se estabelece. Nessa tensão a dimensão do ‘ser’ refere-se à existência humana em sua expressão mais objetiva e pura; a dimensão do ‘dever ser’ refere-se ao sentido que a pessoa dá a sua existência e aos esforços que ela realiza para alcançar este sentido. CORRETA
5)A atuação do conselheiro e do líder de uma comunidade de fé associa-se intrinsecamente a uma atividade de conciliação. Entre as várias contribuições dentro desse campo, a de Lothar Carlos Hoch se destaca. Ele aponta que sob esta perspectiva, entende-se um engajamento pastoral que intervém em situações de conflito mediante um diálogo entre partes, de modo a criar uma relação de ajuda que leve a uma superação efetiva da situação de crise. Essa definição diz respeito ao conceito:
A)Aconselhamento Pleno
B)Aconselhamento Acolhedor
C)Aconselhamento Pastoral
D)Aconselhamento Libertador CORRETA
E)Aconselhamento de Crise
6)O período da Inquisição ainda motiva discussões apaixonadas a respeito de seus aspectos gerais, abrangência e implicações para o desenvolvimento do conhecimento humano. A inquisição pode ser definida como:
A)deve ser entendida como um conjunto de instituições jurídicas, ligadas à Igreja Católica, que tinha por objetivo inicial confrontar e neutralizar os conflitos religiosos gerados por movimentos sincretistas. CORRETA
B)deve ser entendida como um conjunto de instituições jurídicas, ligadas às principais monarquias da idade média, que tinha por objetivo inicial manter o funcionamento burocrático do Estado.
C)um simples sistema de trocas de conhecimento entre a igreja e as universidades, promovendo uma integração do conhecimento.
D)um simples sistema de vigilância e punição aos indivíduos que fossem considerados hereges por se desviarem da ortodoxia católica.
E)um sistema de trocas de conhecimento permitindo a integração e desenvolvimento das doutrinas eclesiásticas a partir de uma perspectiva científica.
7)Viktor Emil Frankl foi um neuropsiquiatra austríaco e fundador da terceira escola vienense de psicoterapia, a Logoterapia e Análise Existencial. O autor desenvolveu uma reflexão abrangente sobre o ‘sentido da vida’ e o papel da espiritualidade na vida humana, que se impõe como um fator de constituição da identidade do indivíduo, atuando como fator de justificação à sua existência. Nesta dimensão, ocorrem dois movimentos simultâneos. Quais são esses movimentos?
A)Autodistanciamento e Autoconsciência
B)Autotranscendência e Autodistanciamento CORRETA
C)Autotranscendência e Autoconsciência
D)Autoconsciência e Autoanálise E)Autodistanciamento e Autoanálise
8)As teorias e métodos de aconselhamento pastoral que enfatizam a integração da Teologia e dos preceitos relativos às religiões com os preceitos e métodos da Psicologia contemporânea. Clinebell em sua abordagem enfoca uma concepção holística (integral) para o trabalho do conselheiro pastoral; assim, a ação poimênica (pastoral) é uma realidade comum a qualquer líder religioso que desenvolva uma terapêutica focada na doutrina para uma ação de acompanhamento. O ministro responsável por uma comunidade de fé deverá, portanto, buscar o crescimento espiritual e a libertação do aconselhando. Qual alternativa apresenta corretamente o nome da teoria de Clinebell:
A)concepção ‘libertadora’ CORRETA
B)Psicologia Pastoral
C)modelo de Aconselhamento e Libertação
D)aconselhamento noutético
E)Terapia Interpessoal
9)William James (1842 – 1910) foi um dos pioneiros na introdução da psicologia no continente norte americano. Seus estudos promoveram a criação de uma escola de pensamento que difundiu aspectos da Psicologia nos Estados Unidos, observando também as questões religiosas e seus impactos sobre a dinâmica emocional dos indivíduos. Sobre as contribuições de James, assinale a alternativa incorreta.
A)No campo da Psicologia da Religião, James desenvolveu estudos que procuravam observara vivência da espiritualidade individual e seus efeitos diretos sobre a vida do sujeito e suas formas de reprodução social.
B)Para James a Psicologia da Religião deveria observar as emoções geradas no indivíduo a partir de sua experiência religiosa.
C)A Psicologia deveria ser compreendida como uma ciência natural, como as demais, embora dissociada da Metafísica, a qual investiga as relações humanas a partir das fusões entre a mente (emoção, intelecto) e a matéria visível.
D)James entende a espiritualidade como parte de um conjunto de dimensões intrínsecas ao ser humano, capazes de fornecer uma interpretação objetiva e coerente da realidade, gerando bem-estar e otimismo que convergem para um estado de graça e qualidade de vida.
E)James tinha um enfoque sociológico e antropológico, buscando entender as instituições religiosas, suas formas de culto etc. CORRETA
10)A história da psicologia é marcada por um longo caminho dentro do campo da filosofia, e um curto caminho no campo científico. Podemos identificar as primeiras preocupações com a disciplina na antiguidade clássica, principalmente na voz de Sócrates, que buscava o aprimoramento do homem por meio de sua técnicas, a ironia e a maiêutica. A psicologia enquanto uma ciência surge apenas na contemporaneidade. Qual cientista é considerado o pai da psicologia moderna e qual evento marca o surgimento da disciplina?
A)Wilhelm Wundt. Criação de um departamento voltado aos estudos psicológicos na Universidade de Leipzig. CORRETA
B)Galileu Galilei. Confirmação da teoria heliocêntrica, definindo os métodos utilizados por todas as disciplinas científicas.
C)Gustav Fechner. Desenvolvimento de pesquisas sobre a psicofísica.
D)Jean-Martin Charcot. Suas pesquisas sobre hipnose são o marco fundador da psicologia.
E)René Descartes. Divisão mente e corpo, enfatizando a supremacia da mente sobre o corpo.
11)A Psicologia Pastoral é um método que utiliza a Psicologia como referencial para o atendimento dos conflitos, questões emocionais e psicossociais comuns à pessoa que busca o ambiente religioso e/ou o atendimento de um líder espiritual. Mesmo com o aprimoramento da atuação pastoral, o encaminhamento de casos a outros profissionais é fundamental. Qual a postura o líder deve ter nessas situações?
A)É imprescindível que o líder espiritual tenha uma postura de humildade e sensibilidade perante a variedade de problemas e necessidades de um grupo ou uma pessoa. CORRETA
B)É imprescindível que o líder espiritual tenha uma postura de desânimo e sensibilidade perante a variedade de problemas e necessidades de um grupo ou uma pessoa.
C)É imprescindível que o líder espiritual tenha uma postura de humildade e sensibilidade, sabendo que ao não dar conta de uma situação sua limitação ou incompetência ficam evidenciados.
D)É imprescindível que o líder espiritual tenha uma postura de controle perante a variedade de problemas e necessidades de um grupo ou uma pessoa.
E)É imprescindível que o líder espiritual tenha uma postura de superioridade e dominação perante a variedade de problemas e necessidades de um grupo ou uma pessoa.
12)Por sua própria construção cultural o oriente desenvolveu suas próprias religiões, expressões artísticas entre outras. Sendo assim, suas formas de culto, ligadas à contemplação, meditação e purificação espiritual, diferem drasticamente dos cultos cristãos (monoteístas) modernos, onde a catarse é induzida pela música, pelos gestos e pelo clamor. As religiões orientais têm como chave interpretativa o conceito de libertação ou de iluminação. Dentro desse contexto qual alternativa melhor expressa o conceito de liberdade para as religiões orientais:
A)As religiões orientais se colocam como vias ou caminhos pelos quais o sujeito pode atingir a salvação por meio de um Deus, caso sigam os mandamentos de um determinado livro sagrado.
B)As religiões orientais se colocam como anunciadoras de um caminho que o homem deve aderir, indicando determinadas crenças e, a partir delas, observar um conjunto de ritos e práticas que irão levá-la a uma dimensão superior e à presença de Deus.
C)As religiões orientais se colocam como vias ou caminhos pelos quais o sujeito pode atingir a liberdade das paixões mundanas e dos sofrimentos comuns à realidade do corpo, pois para essas religiões não existe nada além dessa vida.
D)As religiões orientais se colocam como vias ou caminhos pelos quais o sujeito pode atingir a imortalidade, libertando o espírito das paixões mundanas e dos sofrimentos comuns à realidade do corpo. CORRETA
E)As religiões orientais se colocam como vias ou caminhos pelos quais o sujeito pode atingir a catarse, que é induzida pela música, pelos gestos e pelo clamor.

Outros materiais