Logo Passei Direto
Buscar

Educação

Colégio Objetivo
Segundo Carraher (1995), nem sempre se pode afirmar que o material concreto ou jogos pedagógicos são indispensáveis para que ocorra uma efetiva aprendizagem da Matemática. Neste sentido, segundo a autora:


A Se necessita de objetos na sala de aula, não de situações em que a resolução de um problema implique a utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados.
B Não se necessita de objetos na sala de aula, mas de situações em que a resolução de um problema que não implique na utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados.
C Não se necessita de objetos na sala de aula, mas de situações em que a resolução de um problema implique a utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados.
D Se necessita de objetos na sala de aula, mas de situações em que a resolução de u
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao que Carraher (1995) afirma sobre a aprendizagem da Matemática e o uso de materiais concretos ou jogos pedagógicos. A) Se necessita de objetos na sala de aula, não de situações em que a resolução de um problema implique a utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados. - Esta opção sugere que objetos são necessários, mas não situações que envolvam os princípios, o que não parece refletir a ideia de Carraher. B) Não se necessita de objetos na sala de aula, mas de situações em que a resolução de um problema que não implique na utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados. - Esta opção diz que não se precisa de objetos e que as situações não devem envolver os princípios, o que contradiz a ideia de que a aprendizagem pode ocorrer através de situações que envolvem os princípios. C) Não se necessita de objetos na sala de aula, mas de situações em que a resolução de um problema implique a utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados. - Esta opção sugere que o foco deve estar nas situações que envolvem os princípios lógico-matemáticos, o que está alinhado com a ideia de que a aprendizagem pode ocorrer sem a necessidade de objetos concretos. D) Se necessita de objetos na sala de aula, mas de situações em que a resolução de um problema implique a utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados. - Esta opção sugere que objetos são necessários, mas também que as situações devem envolver os princípios, o que não reflete a ideia de Carraher. A alternativa que melhor representa a ideia de Carraher é a C) Não se necessita de objetos na sala de aula, mas de situações em que a resolução de um problema implique a utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: "Não se necessita de objetos na sala de aula, mas de situações em que a resolução de um problema implique a utilização dos princípios lógico-matemáticos a serem ensinados." Segundo Carraher (1995), o material concreto ou jogos pedagógicos não são indispensáveis para a aprendizagem da Matemática, mas é importante criar situações em que os alunos possam aplicar os princípios lógico-matemáticos que estão sendo ensinados.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Das tendências metodológicas, para o ensino da Matemática, entendemos que, por meio da educação matemática, é que a Matemática se desenvolve por manter um elo, com todas as outras tendências da:
A Educação matemática.
B Evolução didática.
C Escola nova.
D Resolução de problemas.


A
B
C
D

O autor cujas obras apresentam a matemática como saber prático, relativo, não tão universal e produzido pela história e cultura nas diferentes práticas sociais, seguindo uma tendência denominada de etnomatemática é:


A João Pedro da Ponte.
B Kátia Smole.
C Ubiratan D’Ambrósio.
D Brunner.

Qual alternativa corresponde ao que Fiorentini (1995) aborda como destaque em um dos propósitos do Movimento, que era a inserção de elementos unificadores, como a Teoria dos Conjuntos, a Álgebra, as Relações e Funções, e que teve a maior atenção aos aspectos estruturais da Matemática?


A Lógica.
B Moderna.
C Social.
D Cultural.

Dentre os aspectos recomendados pelo autor, são verdadeiras as afirmacoes:

I - Facilite a discussão entre eles ou faça perguntas para esclarecer os dados e condições do problema e o que nele se pede.
II - Procure certificar-se de que o problema está totalmente entendido por todos.
III - Lembre-se de que uma das maiores dificuldades do aluno ao resolver um problema é ler e compreender o texto.
IV - Em seguida, dê um bom tempo para os alunos trabalharem no problema, porque a resolução não pode se transformar numa competição de velocidade, e elas precisam muito mais de tempo para pensar e trabalhar no problema do que de instruções específicas para resolvê-lo.
V - Procure criar entre os alunos um clima de busca, exploração e descobertas, deixando claro que mais importante que obter a resposta correta é pensar e trabalhar no problema durante o tempo que for necessário para resolvê-lo.
A III, IV e V.
B I, IV e V.
C I, II, III, IV e V.
D I , II e III.

Considerando a atenção ao fato de que o aluno é agente da construção do seu conhecimento, pelas conexões que estabelece com seu conhecimento prévio num contexto de resolução de problemas (PCN, 1998) é importante:
A Propor situações que os estudantes tenham condições de resolver.
B Propor situações que os estudantes tenham poucas condições de resolver.
C Propor situações que os estudantes tenham condições medianas de resolver.
D Propor situações que os estudantes não tenham condições de resolver.


A
B
C
D

Mais conteúdos dessa disciplina