Buscar

Recentemente, integrantes do movimento dos "sem-teto" invadiram um prédio na Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. Alegaram não possuir moradia e, tend...

Recentemente, integrantes do movimento dos "sem-teto" invadiram um prédio na Barra da Tijuca - Rio de Janeiro. Alegaram não possuir moradia e, tendo em vista estar imóvel abandonado há muitos anos, levando-se em conta a função social da propriedade, direito reconhecido constitucionalmente, acreditaram ser possível tomar posse das unidades habitacionais para nelas residirem. proprietário, por seu turno, ajuizou ação de reintegração de posse em face dos ocupantes, alegando que a propriedade privada também tem proteção constitucional, devendo este direito prevalecer, em razão da garantia da segurança das relações sociais. a) direito de propriedade representa um interesse pessoal ou social? Justifique. b) Ele encontra proteção no direito público ou no direito privado? Por quê?

a) O direito de propriedade representa tanto um interesse pessoal quanto social. O proprietário tem o direito de usufruir e dispor da propriedade, mas também tem a obrigação de utilizá-la de forma a atender sua função social, conforme previsto na Constituição Federal. A propriedade deve cumprir uma função social, ou seja, deve ser utilizada de forma a atender aos interesses da coletividade, garantindo o acesso à moradia, ao trabalho, à cultura, entre outros direitos fundamentais.
b) O direito de propriedade encontra proteção tanto no direito público quanto no direito privado. No direito público, a propriedade é regulamentada pelo Estado, que estabelece as regras para sua utilização e fiscaliza seu cumprimento. No direito privado, a propriedade é tratada como um direito subjetivo do proprietário, que pode dispor dela como bem entender, desde que respeite as normas legais e constitucionais.

Essa pergunta também está no material:

Questão (2)
1 pág.

História e Introdução ao Estudo do Direito

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O direito de propriedade representa tanto um interesse pessoal quanto social. O proprietário tem o direito de usufruir e dispor da propriedade, mas também tem a obrigação de utilizá-la de forma a atender sua função social, conforme previsto na Constituição Federal. A propriedade deve cumprir uma função social, ou seja, deve ser utilizada de forma a atender aos interesses da coletividade, garantindo o acesso à moradia, ao trabalho, à cultura, entre outros direitos fundamentais. b) O direito de propriedade encontra proteção tanto no direito público quanto no direito privado. No direito público, a propriedade é regulamentada pelo Estado, que estabelece as regras para sua utilização e fiscaliza seu cumprimento. No direito privado, a propriedade é tratada como um direito subjetivo do proprietário, que pode dispor dela como bem entender, desde que respeite as normas legais e constitucionais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais