Buscar

1. Aos olhares e mentes intelectuais contemporâneas da humanidade, foi a partir do Século XX que se passou a reconhecer

1.     Aos olhares e mentes intelectuais contemporâneas da humanidade, foi a partir do Século XX que se passou a reconhecer os nativos que aqui viviam desde a colonização do Brasil. Estes nativos chamamos de Índios, os quais possuem diversas etnias espalhadas ao longo do território nacional brasileiro. Deles recebemos inúmeras contribuições que foram agregadas a nossa cultura.

Indique as alternativas com V (verdadeiro) ou F (falso).

I.                   (  ) O índio mais antigo desta terra, hoje chamada Brasil, é o Tupy, que significa "Tu" (som) e "py" (pé), ou seja, o som-de-pé, de modo que o índio é uma qualidade de espírito posta em uma harmonia de forma.

II.                 ( ) Para os índios uma boa tinta, boa pintura, bom desenho não garantem a boa sorte na caça, na guerra, na pesca e na viagem.

III.               (   ) Aldeia ou Taba é a reunião de 4 a 10 ocas, em cada oca vivem várias famílias (ascendentes e descendentes), geralmente entre 300 a 400 pessoas

IV.               (   ) A disposição e as cores das penas do cocar não são aleatórias. Além de bonito, ele indica a posição de chefe dentro do grupo e simboliza a própria ordenação da vida em uma aldeia Kayapó.

Marque a Alternativa correta:

a)     V- F- V-V

b)     V- V- V- F

c)     F- F- V- F

d)    V- V- F- F

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b) V-V-V-F". I. Verdadeiro. O Tupy é considerado o índio mais antigo desta terra, hoje chamada Brasil, e significa "Tu" (som) e "py" (pé), ou seja, o som-de-pé, de modo que o índio é uma qualidade de espírito posta em uma harmonia de forma. II. Verdadeiro. Para os índios, uma boa tinta, boa pintura, bom desenho não garantem a boa sorte na caça, na guerra, na pesca e na viagem. III. Verdadeiro. Aldeia ou Taba é a reunião de 4 a 10 ocas, em cada oca vivem várias famílias (ascendentes e descendentes), geralmente entre 300 a 400 pessoas. IV. Falso. A disposição e as cores das penas do cocar não são aleatórias. Além de bonito, ele indica a posição de chefe dentro do grupo e simboliza a própria ordenação da vida em uma aldeia Kayapó.
0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais