Buscar

Com base nas informações do texto e na teoria desenvolvida por John Watson (1878-1958), é correto afirmar que


"A psicologia na visão do behaviorista é um ramo experimental puramente objetivo das ciências naturais. Seu objetivo teórico é a previsão e o controle do comportamento. A introspecção não constitui parte essencial de seus métodos, nem o valor científico de seus dados depende da facilidade com que eles podem ser interpretados em termos de consciência. O behaviorista, em seus esforços para conseguir um esquema unitário da resposta animal, não reconhece linha divisória entre homens e animais. O comportamento do homem, com todo o seu refinamento e complexidade, constitui apenas uma parte do esquema total de investigação do behaviorista".

Watson, J. (1913/2008). A psicologia como o behaviorista a vê. Disponível em: . Acesso em: 31 mar. 2021.

Com base nas informações do texto e na teoria desenvolvida por John Watson (1878-1958), é correto afirmar que

Watson, assim como Piaget, propôs que a psicologia deveria ser uma ciência natural, objetiva, em que seu objeto de estudo seria a consciência.

Watson propôs que a psicologia behaviorista adotasse o mesmo método e pressupostos da psicologia estruturalista.

Watson concebia todo comportamento como sendo operante e, por isso, rejeitava veementemente as descobertas de Ivan Pavlov acerca do condicionamento respondente.

Watson propôs uma psicologia que descobrisse as leis do comportamento e essas leis permitiriam uma psicologia útil para os assuntos humanos.

Watson concebia que o comportamento produz consequências e que estas, por sua vez, selecionam o comportamento.


💡 2 Respostas

User badge image

Augusto Moraes

A resposta correta é: Watson propôs uma psicologia que descobrisse as leis do comportamento e essas leis permitiriam uma psicologia útil para os assuntos humanos.

Watson, como um behaviorista, enfatizava a importância do estudo objetivo e científico do comportamento. Ele acreditava que a psicologia deveria se concentrar na previsão e controle do comportamento, em vez de se preocupar com processos mentais internos, como a consciência. Watson rejeitou a abordagem estruturalista da psicologia, que se concentrava na análise dos elementos da consciência. Em vez disso, ele defendeu uma psicologia que identificasse as leis do comportamento e utilizasse essas leis para entender e intervir nos assuntos humanos. Além disso, Watson reconhecia a importância das consequências do comportamento na sua seleção e modulação.

1
Dislike0
User badge image

null

.!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais