Buscar

onforme Mazza (2018, p. 747), agentes públicos são “todos aqueles que exercem função pública, ainda que em caráter temporário ou sem remuneração”.

Desafio

Conforme Mazza (2018, p. 747), agentes públicos são “todos aqueles que exercem função pública, ainda que em caráter temporário ou sem remuneração”.

A função do agente público pode ser dividida em várias ocupações, desde servidores públicos estatutários, empregados públicos, servidores de entes governamentais de direito privado, ocupantes de cargos em comissão, agentes políticos e agentes militares até contratados temporários e particulares em colaboração com a administração pública (agentes honoríficos).

Portanto, faz parte da categoria de agente público, por exemplo, os agentes políticos, como prefeitos, secretários e ministros, que gerenciam e dirigem o Estado, além de responderem por ele.

Com base nisso, considere a situação a seguir.

Com base nessa situação, quem ou o que deverá integrar o polo passivo da lide? Justifique sua resposta.


Escreva sua resposta no campo abaixo:



💡 2 Respostas

User badge image

Matheus Peixoto Philippi

No polo passivo da lide, ou seja, na parte contra quem será dirigida a ação de mandado de segurança impetrada por Pedro, como advogado de Pedro, você deverá incluir o prefeito de Belo Horizonte (MG).

O prefeito é o agente político responsável pela gestão e direção do município, sendo uma autoridade pública com poderes para praticar atos administrativos, inclusive de nomeação e posse de servidores públicos. Neste caso, ao convocar os candidatos classificados em 2º e 3º lugares do concurso para assumirem as vagas disponíveis sem convocar Pedro, que ficou em 1º lugar, o prefeito agiu de forma contrária à ordem de classificação estabelecida no edital do concurso.

Portanto, ao impetrar o mandado de segurança, Pedro deverá incluir o prefeito de Belo Horizonte (MG) no polo passivo da ação, pois é ele quem está praticando o ato que Pedro considera ilegal e que está prejudicando seus direitos líquidos e certos à nomeação

0
Dislike0
User badge image

Matheus Peixoto Philippi

Nesse caso, o mandado de segurança deverá ser interposto contra a autoridade coatora que promoveu o ato administrativo de convocação dos candidatos aprovados em 2º e 3º lugar: o prefeito municipal.

Portanto, o prefeito municipal de Belo Horizonte integraria o polo passivo da lide.

Nos termos do art. 6º da Lei do Mandado de Segurança (Lei nº 12.016/2009; BRASIL, 2009), a petição inicial indicará a autoridade coatora e a pessoa jurídica que esta integra.

Ainda nos termos do art. 6º, § 3º: "Considera-se autoridade coatora aquela que tenha praticado o ato impugnado ou da qual emane a ordem para a sua prática" (BRASIL, 2009, on-line).

É importante ressaltar que esse conhecimento é de extrema importância para a prática jurídica, uma vez que evita a confusão entre o prédio (Prefeitura de Belo Horizonte), o ente (Município – pessoa jurídica) e a própria autoridade coatora (agente público que age e atua em nome do Estado e, portanto, comete a ilegalidade passível de mandado de segurança).


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais