Buscar

Assinale a alternativa INCORRETA: a) A legitimação do direito ocorre na democracia. A base da democracia é o agir comunicativo. O direito é a ferr...

Assinale a alternativa INCORRETA:

a) A legitimação do direito ocorre na democracia. A base da democracia é o agir comunicativo. O direito é a ferramenta do consenso. Na orientação para o sucesso, o indivíduo persegue os seus interesses individuais, organizando uma estratégia baseada nas consequências de suas ações.
b) Na teoria da ação comunicativa, a verdade é resultado de uma relação dialógica, fundamentada em uma situação ideal de fala, que exclui qualquer relação de poder entre os interlocutores.
c) As pretensões de validade de sua teoria discursiva são: inteligibilidade e correção normativa. A teoria não exige a pretensão de veracidade e sinceridade.
d) O entendimento mútuo, provindo do agir comunicativo, será um importante facilitador da coordenação de ações, e servirá de base para a defesa da democracia no cenário político, com a crítica da repressão, censura e de outras medidas que não propiciam o diálogo dentro da sociedade.

Essa pergunta também está no material:

Exercício de Revisão de Estudos 2 - comentado
6 pág.

Filosofia Juridica e Social Universidade de Caxias do SulUniversidade de Caxias do Sul

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra a) A legitimação do direito ocorre na democracia. A base da democracia é o agir comunicativo. O direito é a ferramenta do consenso. Na orientação para o sucesso, o indivíduo persegue os seus interesses individuais, organizando uma estratégia baseada nas consequências de suas ações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais