Buscar

Sobre os Movimentos sociais no Brasil, julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta. a. Os movimentos sociais, a partir da década ...

Sobre os Movimentos sociais no Brasil, julgue as proposições a seguir e assinale a opção incorreta.


a. Os movimentos sociais, a partir da década de 1990, institucionalizaram-se por meio das organizações não governamentais.
b. Os movimentos sociais dos anos 1970/1980, no Brasil, contribuíram decisivamente, via demandas e pressões organizadas, para a conquista de vários direitos sociais, que foram inscritos em leis na nova Constituição Federal de 1988.
c. O processo de redemocratização, iniciado no período situado entre 1945-1964, também conhecido como período populista ou nacional-desenvolvimentista, abriu perspectivas para o desenvolvimento de várias formas de participação social.
d. Os movimentos sociais tiveram o suporte teórico fundamental das interpretações no paradigma marxista, centrado nas explicações estruturais da economia e da sociedade.
e. A emergência dos novos movimentos sociais na década de 1960 deu visibilidade a novas formas de organização dos trabalhadores, e colocaram questões novas, como as demandas encetadas por mulheres, homossexuais, negros e minorias de todos os matizes.

Essa pergunta também está no material:

CLASSES E MOVIMENTOS SOCIAIS
24 pág.

Introdução ao Serviço Social Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as proposições sobre os movimentos sociais no Brasil e encontrar a opção incorreta: a. Os movimentos sociais, a partir da década de 1990, institucionalizaram-se por meio das organizações não governamentais. b. Os movimentos sociais dos anos 1970/1980, no Brasil, contribuíram decisivamente, via demandas e pressões organizadas, para a conquista de vários direitos sociais, que foram inscritos em leis na nova Constituição Federal de 1988. c. O processo de redemocratização, iniciado no período situado entre 1945-1964, também conhecido como período populista ou nacional-desenvolvimentista, abriu perspectivas para o desenvolvimento de várias formas de participação social. d. Os movimentos sociais tiveram o suporte teórico fundamental das interpretações no paradigma marxista, centrado nas explicações estruturais da economia e da sociedade. e. A emergência dos novos movimentos sociais na década de 1960 deu visibilidade a novas formas de organização dos trabalhadores, e colocaram questões novas, como as demandas encetadas por mulheres, homossexuais, negros e minorias de todos os matizes. A opção incorreta é a alternativa "a", pois os movimentos sociais não se institucionalizaram apenas por meio das organizações não governamentais a partir da década de 1990. Existem diversas formas de organização e atuação dos movimentos sociais, incluindo sindicatos, associações, coletivos, entre outros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais