Buscar

Paciente do sexo masculino, 38 anos de idade, programador de software, sofreu acidente automobilístico há 3 meses, onde permaneceu internado na Uni...

Paciente do sexo masculino, 38 anos de idade, programador de software, sofreu acidente automobilístico há 3 meses, onde permaneceu internado na Unidade de Terapia Intensiva por este período. Foi encaminhado para Fisioterapia ambulatorial. Chegou no setor em uma cadeira de rodas, guiado por sua esposa. Foi avaliado e constatou-se algumas alterações como hipotrofia, hipotonia e redução do arco de movimento globalmente devido ao período prolongado no leito. Na neuroimagem encontramos lesão na região torácica, classificado na Escala ASIA A com nível neurológico em T6 (sexta torácica). Foi observado pelo fisioterapeuta que A.G.T têm dificuldade em manter-se bem posicionado na cadeira de rodas, pois não há controle motor do tronco. Quando questionado sobre o que gostaria de melhorar para traçar os objetivos fisioterapêuticos, ele respondeu que sente necessidade de sentar-se melhor na cadeira e assim conseguiria retornar às suas atividades laborais. Baseado nas informações do caso clínico apresentado acima, responda os questionamentos seguintes:
A) Cite 4 (quatro) itens da Semiologia Neurológica que deverão estar presentes na avaliação deste paciente.
B) Na Escala ASIA temos dois itens importantes que determinarão o nível neurológico que podem ser avaliados utilizando martelo de percussão. Com base nisso, determine e descreva a terminologia que referencia a sensibilidade na semiologia neurofuncional.


Essa pergunta também está no material:

Neuro
1 pág.

Neurofisiologia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) Na avaliação deste paciente, alguns itens da Semiologia Neurológica que deverão estar presentes são: 1. Força muscular: Avaliação da força muscular em diferentes grupos musculares, como membros superiores e inferiores. 2. Sensibilidade: Verificar a sensibilidade do paciente em diferentes áreas do corpo, como toque, dor e temperatura. 3. Reflexos: Avaliar os reflexos do paciente, como o reflexo patelar (joelho) e o reflexo bicipital (braço). 4. Coordenação motora: Observar a coordenação motora fina e grossa do paciente, como realizar movimentos precisos e equilíbrio. B) Na Escala ASIA, os dois itens importantes que determinam o nível neurológico e podem ser avaliados utilizando martelo de percussão são: 1. Sensibilidade tátil: Utilizando o martelo de percussão, é possível verificar a sensibilidade tátil do paciente, ou seja, a capacidade de sentir o toque em diferentes áreas do corpo. 2. Sensibilidade dolorosa: Também com o uso do martelo de percussão, é possível avaliar a sensibilidade dolorosa do paciente, ou seja, a capacidade de sentir dor em diferentes áreas do corpo. Esses são os itens que devem ser considerados na avaliação neurológica deste paciente.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais