Buscar

5) (Valor: 3 pontos) Tendo em vista as discussões da aula 11, em especial o texto 11.2, intitulado “A política educacional no Brasil 1930-1945”, de...

5) (Valor: 3 pontos) Tendo em vista as discussões da aula 11, em especial o texto 11.2, intitulado “A política educacional no Brasil 1930-1945”, descreva o Movimento da Escola Nova e quais eram as reivindicações para a educação brasileira.

O estudante deve descrever o Movimento da Escola Nova e quais eram as reivindicações para a educação brasileira, tendo em vista as discussões da aula 11, em especial o texto 11.2, intitulado “A política educacional no Brasil 1930-1945”.
O critério de avaliação propõe levar em consideração a argumentação, coesão e coerência na escrita, e o aluno deverá apontar alguns possíveis aspectos para validação da questão, como a descrição do Movimento da Escola Nova, que foi um movimento pedagógico que surgiu na Europa no final do século XIX e se difundiu pelo mundo, chegando ao Brasil na década de 1920, e as reivindicações para a educação brasileira, que incluíam a necessidade de uma escola mais democrática, que atendesse às necessidades da sociedade, que fosse mais flexível e menos autoritária, que valorizasse a experiência do aluno e que formasse cidadãos críticos e participativos.

Essa pergunta também está no material:

GABARITO AP3
3 pág.

História da Educação I Universidade Federal do Estado do Rio de JaneiroUniversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Movimento da Escola Nova foi um movimento pedagógico que surgiu na Europa no final do século XIX e se difundiu pelo mundo, chegando ao Brasil na década de 1920. Suas principais reivindicações para a educação brasileira incluíam: 1. Escola mais democrática: buscava uma maior participação dos alunos na gestão escolar e na definição dos currículos, promovendo a autonomia e a valorização das opiniões dos estudantes. 2. Atendimento às necessidades da sociedade: defendia uma educação que estivesse em sintonia com as demandas e os desafios da sociedade, preparando os alunos para a vida em comunidade e para o exercício da cidadania. 3. Flexibilidade e menos autoritarismo: propunha uma escola menos rígida e autoritária, que valorizasse a individualidade dos alunos e permitisse uma maior liberdade de expressão e de aprendizagem. 4. Valorização da experiência do aluno: enfatizava a importância de considerar o conhecimento prévio e as vivências dos estudantes como ponto de partida para o processo educativo, valorizando a construção coletiva do conhecimento. 5. Formação de cidadãos críticos e participativos: buscava desenvolver nos alunos a capacidade de análise, reflexão e participação ativa na sociedade, estimulando o pensamento crítico e a consciência social. Essas são algumas das principais características e reivindicações do Movimento da Escola Nova para a educação brasileira, conforme discutido no texto "A política educacional no Brasil 1930-1945".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais