Buscar

Classifique as questões abaixo em V (verdadeiro) ou F (falso), justificando as respostas falsas. a) ( V ) O valor numérico da probabilidade de um e...

Classifique as questões abaixo em V (verdadeiro) ou F (falso), justificando as respostas falsas. a) ( V ) O valor numérico da probabilidade de um evento é sempre 0 ou 1 (ou varia de 0 a 1). b) ( F ) Se um evento A tem uma probabilidade de ocorrer igual a 0,75, seu complemento tem uma probabilidade de ocorrência igual a 15%. Se o valor numérico da probabilidade varia de 0 a 1, e P (A) = 0,75; logo, P(̄A) = 0,25 ou 25%. c) ( V ) No cálculo de probabilidades, a regra da adição diz que a probabilidade de dois eventos independentes ocorrerem é dada pela soma de suas probabilidades, isto é, P (A) + P (B). Lembre-se que para eventos não independentes, a probabilidade de dois eventos ocorrerem é dada por: P (A) + P (B) - P (A e B). d) ( V ) Um conjunto de dados que segue a distribuição Normal é caracterizado por apresentar valores iguais de média e mediana, sendo descrito por dois parâmetros: média e desvio padrão. e) ( F ) O teorema do limite central nos diz que as médias amostrais tendem a seguir a mesma distribuição de probabilidade dos dados na população. O teorema do limite central nos diz que ao se tomar amostras grandes da população (com o objetivo de estimar variáveis de interesse), as médias amostrais (destas variáveis medidas) terão uma distribuição de probabilidade Normal, mesmo que os dados originais (das variáveis) na população não sigam uma distribuição Normal.

a) O valor numérico da probabilidade de um evento é sempre 0 ou 1 (ou varia de 0 a 1).
b) Se um evento A tem uma probabilidade de ocorrer igual a 0,75, seu complemento tem uma probabilidade de ocorrência igual a 15%.
c) No cálculo de probabilidades, a regra da adição diz que a probabilidade de dois eventos independentes ocorrerem é dada pela soma de suas probabilidades, isto é, P (A) + P (B). Lembre-se que para eventos não independentes, a probabilidade de dois eventos ocorrerem é dada por: P (A) + P (B) - P (A e B).
d) Um conjunto de dados que segue a distribuição Normal é caracterizado por apresentar valores iguais de média e mediana, sendo descrito por dois parâmetros: média e desvio padrão.
e) O teorema do limite central nos diz que as médias amostrais tendem a seguir a mesma distribuição de probabilidade dos dados na população. O teorema do limite central nos diz que ao se tomar amostras grandes da população (com o objetivo de estimar variáveis de interesse), as médias amostrais (destas variáveis medidas) terão uma distribuição de probabilidade Normal, mesmo que os dados originais (das variáveis) na população não sigam uma distribuição Normal.
V, F, V, V, F
F, V, V, V, F
V, F, V, F, V
F, V, F, V, F

Essa pergunta também está no material:

exercicios de revisao2_descritiva e probabilidade__220719_004258
9 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As respostas corretas são: a) (V) O valor numérico da probabilidade de um evento é sempre 0 ou 1 (ou varia de 0 a 1). Justificativa: A probabilidade de um evento varia de 0 a 1, podendo assumir qualquer valor nesse intervalo. b) (F) Se um evento A tem uma probabilidade de ocorrer igual a 0,75, seu complemento tem uma probabilidade de ocorrência igual a 15%. Justificativa: O complemento de um evento A é dado por P(̄A) = 1 - P(A). Portanto, se P(A) = 0,75, então P(̄A) = 1 - 0,75 = 0,25 ou 25%. c) (V) No cálculo de probabilidades, a regra da adição diz que a probabilidade de dois eventos independentes ocorrerem é dada pela soma de suas probabilidades, isto é, P(A) + P(B). Lembre-se que para eventos não independentes, a probabilidade de dois eventos ocorrerem é dada por: P(A) + P(B) - P(A e B). Justificativa: A regra da adição é válida para eventos independentes, onde a probabilidade de ambos ocorrerem é a soma das probabilidades individuais. Para eventos não independentes, é necessário subtrair a probabilidade da interseção dos eventos. d) (V) Um conjunto de dados que segue a distribuição Normal é caracterizado por apresentar valores iguais de média e mediana, sendo descrito por dois parâmetros: média e desvio padrão. Justificativa: Na distribuição Normal, a média e a mediana são iguais, e a distribuição é completamente descrita pelos parâmetros média e desvio padrão. e) (F) O teorema do limite central nos diz que as médias amostrais tendem a seguir a mesma distribuição de probabilidade dos dados na população. O teorema do limite central nos diz que ao se tomar amostras grandes da população (com o objetivo de estimar variáveis de interesse), as médias amostrais (destas variáveis medidas) terão uma distribuição de probabilidade Normal, mesmo que os dados originais (das variáveis) na população não sigam uma distribuição Normal. Justificativa: O teorema do limite central afirma que, para amostras grandes, a distribuição das médias amostrais se aproxima de uma distribuição Normal, independentemente da distribuição dos dados na população.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais