Buscar

PSICOFISIOLOGIA


A Atenção é a direção da consciência e o conjunto de processos psicológicos que possibilitam a concentração da atividade mental sobre um determinado fato ou objeto, com exclusão total ou parcial das demais, tornando os indivíduos capazes de selecionar, filtrar e organizar as informações em unidades controláveis e significativas sendo imprescindível para que os estímulos do ambiente possam ser percebidos.

SOUZA, L. F. D. C., ALMEIDA, R. D. S., CRISPIM, M. S. D. S., SILVA, D. S. D., & FERMOSELI, A. F. D. O. (2018). A Psicofisiologia da Atenção: Uma Revisão Bibliográfica. Caderno De Graduação - Ciências Humanas E Sociais - UNIT - ALAGOAS.

Sobre a atenção e transtornos mentais, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

Um transtorno mental envolvido com alterações na Atenção é a Depressão, que resulta de algumas alterações no cérebro, fazendo com que os indivíduos com depressão prestem Atenção excessiva aos estímulos ambientais; ou então não foquem suficientemente estímulos importantes e focalizem sua Atenção em outros menos importantes ao seu redor.

PORQUE

A Esquizofrenia é um transtorno mental que resulta da baixa quantidade de serotonina, tendo em vista que uma das suas funções é regular os Sistemas Dopaminérgico e Noradrenérgico. Então, segundo a hipótese permissiva, são os níveis baixos de serotonina que permitem que outros neurotransmissores variem de forma mais ampla, tornando-se desregulados e contribuindo para a esquizofrenia.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

 A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

 As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

 As asserções I e II são proposições falsas.

 As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

 A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

💡 1 Resposta

User badge image

Augusto Moraes

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.


Explicação:

A asserção I afirma que a Depressão está relacionada a alterações na Atenção, levando os indivíduos com depressão a prestar atenção excessiva a estímulos ambientais ou a não focar adequadamente em estímulos importantes. Essa asserção é uma proposição verdadeira, uma vez que a Depressão pode afetar a capacidade de concentração e direcionamento da atenção.

A asserção II afirma que a Esquizofrenia é um transtorno mental resultante da baixa quantidade de serotonina, o que permitiria que outros neurotransmissores variem de forma mais ampla e contribuam para a desregulação da esquizofrenia. No entanto, essa afirmação não é uma explicação correta da causa da Esquizofrenia. A Esquizofrenia é uma doença complexa e multifatorial, não sendo causada unicamente pela baixa quantidade de serotonina. Portanto, a asserção II é uma proposição falsa.





0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais