Buscar

Caracterize o filo Porifera, destacando suas principais características, importância econômica, tipos de esponjas, elementos esqueléticos, sistemas...

Caracterize o filo Porifera, destacando suas principais características, importância econômica, tipos de esponjas, elementos esqueléticos, sistemas corporais, reprodução e importância médica.
Constituição do filo Porifera
Importância econômica do filo Porifera
Características do filo Porifera
Tipos de esponjas
Elementos esqueléticos encontrados nos poríferos
Sistemas corporais do filo Porifera
Reprodução do filo Porifera
Importância médica do filo Porifera
O filo Porifera é constituído por animais sésseis que vivem em ambiente aquático, sendo a maioria marinha.
As esponjas podem ser usadas como esponja de banho e possuem importância farmacológica.
O corpo das esponjas possui numerosos poros e é formado por várias células que, apesar de já apresentarem uma certa divisão de trabalho, têm alto grau de independência.
As esponjas podem ser assimétricas ou de simetria radial e ametaméricas.
Os poríferos são animais filtradores e possuem internamente células flageladas – os coanócitos – que promovem a circulação orientada da água.
Os poríferos não possuem sistema circulatório, respiratório, excretor, nervoso e sensorial.
Os poríferos se reproduzem tanto de forma assexuada quanto sexuada.
As esponjas podem causar acidentes em humanos, resultando em inflamação, placas, bolhas ou pápulas, podendo haver intensa coceira ou mesmo dor local.

Essa pergunta também está no material:

DOC-20190615-WA0033
39 pág.

Extensão Rural Universidade de FrancaUniversidade de Franca

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O filo Porifera, também conhecido como esponjas, é constituído por animais sésseis que vivem em ambientes aquáticos, principalmente marinhos. Suas principais características incluem a presença de poros no corpo, formado por várias células que possuem um certo grau de independência. As esponjas possuem importância econômica, sendo utilizadas como esponjas de banho e também apresentando importância farmacológica, pois algumas espécies possuem substâncias com propriedades medicinais. Existem diferentes tipos de esponjas, que podem ser assimétricas ou de simetria radial e ametaméricas. Quanto aos elementos esqueléticos, os poríferos podem apresentar espículas calcárias, silicosas ou de espongina. Os poríferos não possuem sistemas corporais como circulatório, respiratório, excretor, nervoso e sensorial. No entanto, possuem células flageladas chamadas coanócitos, que promovem a circulação orientada da água e a captura de partículas alimentares. A reprodução nos poríferos pode ocorrer tanto de forma assexuada, por brotamento ou regeneração, quanto de forma sexuada, com a liberação de gametas na água para a fecundação. Em relação à importância médica, as esponjas podem causar acidentes em humanos, resultando em inflamação, placas, bolhas ou pápulas, podendo haver intensa coceira ou dor local. Espero ter ajudado a caracterizar o filo Porifera de forma objetiva. Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais