No que se refere ao processo educativo, é esse tipo de interação que a escola deveria promover por ser um lugar de suposta leitura. Nesse sentido, essa visão de linguagem contribui para o desenvolvimento de diferentes habilidades linguísticas, ajudando o sujeito/aluno a ampliar o uso da língua de modo eficiente. Para que esse processo se efetive, inicialmente caberia ao educador propor aos seus educandos diferentes atividades que envolvam a leitura. Sobre essas atividades, analise as sentenças a seguir: I - Destacar a questão principal que está compreendida em cada capítulo ou seção. II- Descobrir conceitos e suas descrições que estejam contidos nas diferentes partes do texto. III- Extrair conclusões. IV- Separar trechos confusos e falácias. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta. B As sentenças I, II, III e IV estão corretas. C Somente a sentença IV está correta. D Somente a sentença III está correta.
A comparação de textos é uma atividade comumente aplicada em sala de aula, durante as aulas de Língua Portuguesa. Comparar textos similares, sejam eles paródias ou simplesmente textos que tratam do mesmo assunto, é uma estratégia bastante eficaz para auxiliar a desenvolver nos leitores a habilidade da argumentação e da criticidade. A partir do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Comparar textos valoriza a leitura de textos literários. As intervenções do professor auxiliam na percepção de aspectos como recursos linguísticos, contexto e tema. Antes da leitura dos textos que serão comparados, o professor pode fomentar nos alunos a curiosidade e, a partir da estratégia de previsão e antecipação, fazer com que eles conversem acerca do que ambos os textos tratarão. A atividade de comparação de textos deve ocorrer somente nas séries finais, mais especificamente no Ensino Médio, pois os alunos, nesta etapa, já são proficientes. A partir da comparação de textos, os alunos conseguem perceber a maneira como os acontecimentos são narrados nos textos. Neste caso, o professor pode questionar os alunos acerca das intenções do autor. A F - V - V - F. B V - V - F - V. C F - V - F - F. D V - F - V - V.
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- A esquematização e a sistematização consistem em organizar os textos a partir da ampliação deles e podem ser realizadas por escrito ou mentalmente. II- A sistematização favorece o hábito de planejamento e, consequentemente, de organização. III- Quando o aluno está efetuando um trabalho de pesquisa, ele poderá tomar nota. Este processo também faz parte da sistematização. IV- A esquematização e a sistematização são estratégias facilitadoras que, quando efetuadas corretamente, auxiliam no processo de estudo do texto em questão. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II, III e IV estão corretas. B As sentenças I e II estão corretas. C As sentenças I e IV estão corretas. D As sentenças I, III e IV estão corretas.
Através dessa estratégia o aluno estrutura diferentes ideias do texto para que possa redigir o resumo ou explicar o conteúdo deste. O esquema é elaborado, portanto, pelos itens importantes, permitindo estabelecer uma ordem que os torna mais compreensíveis. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A Sistematização. B Esquematização. C Normatização. D Equalização.