Buscar

No final da idade média, os habitantes dos burgos ou cidades firmaram-se como uma classe social, desenvolvendo aos poucos a classe que seria chamad...

No final da idade média, os habitantes dos burgos ou cidades firmaram-se como uma classe social, desenvolvendo aos poucos a classe que seria chamada de burguesia. A educação foi, gradativamente, assumindo cada vez mais características que atendiam aos interesses dessa classe emergente. Sobre o final da idade média e suas mudanças na educação, marque a alternativa correta:


a. O ensino público era promovido na língua latina, com representantes do clero nas funções de direção e supervisão das escolas.
b. Os burgueses se organizaram em corporações e grêmios, fundando escolas de diferentes profissões.
c. Com o crescimento das cidades, a Igreja fundou cada vez mais escolas, para tornar a educação cada vez mais acessível a todos.
d. O principal objetivo da educação pública era atender aos interesses da burguesia, por isso na maioria das escolas era obrigatório o estudo da filosofia e teologia.
e. Na ascensão do capitalismo, a Igreja reforçou sua presença na educação, uma vez que ela detinha grande poder político e econômico.

Essa pergunta também está no material:

PEDAGOGIA - FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO - CORRIGIDA
9 pág.

Fudamentos Filosoficos Históricos Sociais da Educação Faculdade UNIFATECIEFaculdade UNIFATECIE

💡 2 Respostas

User badge image

Wilkin Rodrigues

A alternativa correta é:

e. O ensino público era promovido na língua latina, com representantes do clero nas funções de direção e supervisão das escolas.

No final da Idade Média, a educação estava predominantemente nas mãos da Igreja Católica, que detinha o controle sobre as instituições educacionais. O ensino nas escolas era ministrado em latim, considerado o idioma da erudição e da Igreja. Além disso, o clero desempenhava papéis de direção e supervisão nas escolas.

As demais alternativas estão incorretas:

a. Embora os burgueses tenham se organizado em corporações e grêmios, fundando escolas para o treinamento de diferentes profissões, isso não foi uma característica generalizada da educação no final da Idade Média.

b. A educação pública no final da Idade Média não tinha como principal objetivo atender exclusivamente aos interesses da burguesia. O currículo das escolas era influenciado pela filosofia e teologia, mas não era obrigatório em todas as escolas.

c. Com o crescimento do capitalismo, a Igreja perdeu parte de seu poder político e econômico, e não reforçou sua presença na educação nesse período.

d. Embora tenha havido a fundação de algumas escolas pela Igreja, o objetivo não era tornar a educação mais acessível a todos, mas sim manter o controle sobre o ensino e formar clérigos e membros do clero. A educação ainda era limitada e restrita a determinadas camadas da sociedade.

0
Dislike0
User badge image

Agatha Liana

A resposta correta é: Os burgueses se organizaram em corporações e grêmios, fundando escolas de diferentes profissões.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais