Buscar

Quais as diferenças, do ponto de vista clínico, das úlceras de membro inferior de origem ARTERIAL e VENOSA? As úlceras de membros inferiores podem...

Quais as diferenças, do ponto de vista clínico, das úlceras de membro inferior de origem ARTERIAL e VENOSA?

As úlceras de membros inferiores podem ser classificadas em duas categorias principais: úlceras de origem arterial e úlceras de origem venosa.
As úlceras de origem arterial são tipicamente encontradas nas áreas do pé ou dedos do pé, lateral do tornozelo, pontos de pressão em calcanhar e áreas de trauma repetido.
As úlceras de origem venosa são tipicamente encontradas nas áreas abaixo do joelho, na região interna ou externa da perna.

Essa pergunta também está no material:

Úlceras venosas e arteriais
2 pág.

Medicina EE Maurilio Albanese NovaesEE Maurilio Albanese Novaes

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As úlceras de membro inferior de origem arterial e venosa apresentam diferenças clínicas distintas. Vou listar algumas delas: Úlceras de origem arterial: - Localização: geralmente encontradas nas áreas do pé ou dedos do pé, lateral do tornozelo, pontos de pressão em calcanhar e áreas de trauma repetido. - Aspecto da ferida: costumam ser úlceras profundas, com bordas regulares e bem definidas. - Dor: os pacientes podem apresentar dor intensa, especialmente durante o repouso ou ao elevar as pernas. - Coloração da pele: a pele ao redor da úlcera pode apresentar palidez, frieza e falta de pelos. Úlceras de origem venosa: - Localização: geralmente encontradas nas áreas abaixo do joelho, na região interna ou externa da perna. - Aspecto da ferida: costumam ser úlceras rasas, com bordas irregulares e aspecto granuloso. - Dor: os pacientes podem apresentar dor leve a moderada, que tende a piorar ao final do dia. - Coloração da pele: a pele ao redor da úlcera pode apresentar manchas escuras, edema e dermatite. É importante ressaltar que essas são apenas algumas das diferenças clínicas entre as úlceras de origem arterial e venosa. O diagnóstico correto e o tratamento adequado devem ser realizados por um profissional de saúde especializado, como um médico ou enfermeiro especialista em feridas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais