Logo Passei Direto
Buscar

Direito Empresarial

Colégio Objetivo
São exemplos de sociedades que podem qualificar-se como sociedades empresárias ou, a depender de seu objeto, não-empresárias:


A. a sociedade anônima e a sociedade limitada.
B. a sociedade limitada e a sociedade em comandita simples.
C. a cooperativa e a empresa individual de responsabilidade limitada.
D. a associação e a sociedade em comandita simples.
E. a sociedade simples e a sociedade em nome coletivo.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa A: a sociedade anônima e a sociedade limitada. Essas são sociedades que podem se qualificar como sociedades empresárias ou não-empresárias, dependendo de seu objeto.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Assinale a alternativa correta sobre a sociedade em comum e a sociedade em conta de participação.

Exceto pelo contrato social escrito, a constituição de sociedade em conta de participação independe de qualquer outra formalidade.
São sociedades não personificadas, passíveis de registro facultativo no registro público de empresas mercantis.
Na sociedade em comum, todos os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais, assegurado a todos eles, entretanto, o direito de que os bens sociais sejam executados anteriormente aos seus bens particulares.
Em caso de danos causados a terceiros em decorrência de atividade empresarial exercida em sociedade em conta de participação, o sócio ostensivo responderá individual e exclusivamente perante terceiros, mas poderá pleitear contribuição proporcional do sócio participante, se assim pactuado no contrato social.
A responsabilidade do sócio participante é limitada à sua contribuição ao patrimônio especial e adicionalmente ao que dispuser o contrato social, sem prejuízo do seu direito de fiscalizar a gestão dos negócios sociais e de tomar parte nas relações do sócio ostensivo com terceiros.
A. Apenas a afirmativa II está correta.
B. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
C. Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
D. Apenas as afirmativas III e V estão corretas.
E. Todas as afirmativas estão corretas.

No exercício de sua atividade social, uma sociedade em conta de participação descumpre uma relação contratual com terceiro e é obrigada a indenizá-lo. Nesse contexto, é correto afirmar que


A. o sócio ostensivo é ilimitada e exclusivamente responsável pela referida indenização, sendo-lhe vedado demandar contribuição do sócio participante, independentemente do que disponha o contrato social.
B. o sócio ostensivo é ilimitadamente responsável pela referida indenização, mas o sócio participante responderá solidariamente com ele se tiver tomado parte da relação contratual com o terceiro.
C. a contribuição do sócio participante constitui, com a do sócio ostensivo, patrimônio especial, objeto da conta de participação relativa aos negócios sociais.
D. o sócio ostensivo e o sócio participante respondem solidariamente pela referida indenização, independentemente do que disponha o contrato social.
E. o sócio ostensivo e o sócio participante respondem solidariamente pela referida indenização, mas o sócio participante poderá pleitear contribuição proporcional do sócio ostensivo, se assim pactuado no contrato social.

A operação pela qual duas ou mais sociedades se unem para formar uma sociedade nova, que lhes sucederá em todos os direitos e obrigações, é denominada


A. aquisição
B. incorporação.
C. cisão
D. joint venture
E. fusão.

Tratando-se de sociedade em comum, enquanto não inscritos os atos constitutivos, exceto por ações em organização, a sociedade será regida pelas disposições constantes do Código Civil, observadas, subsidiariamente e no que com ele forem compatíveis, as normas da sociedade


A. anônima.
B. em comandita simples.
C. em nome coletivo.
D. simples.

A respeito da sociedade empresarial cujo contrato social não tenha ainda sido inscrito no órgão próprio, assinale a opção correta conforme a legislação pertinente.


A. Bens particulares do sócio que não tiver contratado em nome da sociedade só poderão ser executados por dívidas da sociedade depois de executados os bens sociais.
B. À situação em apreço é aplicável a teoria da desconsideração da personalidade jurídica, razão por que os patrimônios pessoais dos sócios poderão ser alcançados por dívidas da sociedade.
C. Os bens e as dívidas sociais não constituem patrimônio especial, pois não há de se cogitar de patrimônio em comum dos sócios.
D. Devido ao fato de ainda não estar inscrito no órgão próprio, o referido contrato não será considerado válido como prova de existência da sociedade.

Mais conteúdos dessa disciplina