Buscar

47. (FCC/AJAJ – TRE PI/2009) Os Tribunais Regionais Eleitorais deliberam, em sessão pública, por unanimidade de votos, com a presença da maioria de...

47. (FCC/AJAJ – TRE PI/2009) Os Tribunais Regionais Eleitorais deliberam, em sessão pública, por unanimidade de votos, com a presença da maioria de seus membros.
Errado. As sessões dos Tribunais Regionais Eleitorais realmente são públicas, sendo iniciadas com a presença da maioria de seus membros (no mínimo quatro integrantes). Todavia, as deliberações ocorrerão por maioria de votos, isto é, manifestação favorável de, no mínimo, quatro integrantes. A propósito, lembre-se de que a Lei 13.165/15 acrescentou o § 4º ao artigo 28 do Código Eleitoral, passando a dispor que “as decisões dos Tribunais Regionais sobre quaisquer ações que importem cassação de registro, anulação geral de eleições ou perda de diplomas somente poderão ser tomadas com a presença de todos os seus membros”.


Essa pergunta também está no material:

Direito Eleitoral
249 pág.

Direito Eleitoral para Concurso Publico Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação correta é que as deliberações dos Tribunais Regionais Eleitorais ocorrem por maioria de votos, ou seja, é necessária a manifestação favorável de, no mínimo, quatro integrantes. A presença da maioria de seus membros é necessária para iniciar as sessões, mas as decisões são tomadas por maioria de votos. É importante ressaltar que a Lei 13.165/15 estabelece que as decisões sobre cassação de registro, anulação geral de eleições ou perda de diplomas só podem ser tomadas com a presença de todos os membros do tribunal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais