Logo Passei Direto
Buscar

Anatomia Veterinária

Colégio Objetivo
07 (UFU-2006) - O esquema abaixo representa o reflexo patelar, que é uma resposta involuntária a um estímulo sensorial. Com relação a este reflexo, analise as afirmativas abaixo. I. Neste reflexo, participam apenas dois tipos de neurônios: 1) o sensitivo, que leva o impulso até a medula espinhal; 2) o motor, que traz o impulso medular até o músculo da coxa, fazendo-a contrair-se. II. Em exame de reflexo patelar, ao bater-se com um martelo no joelho, os axônios dos neurônios sensitivos são excitados e, imediatamente, os dendritos conduzem o impulso até à medula espinhal. III. Se a raiz ventral do nervo espinhal for seccionada (veja em A), a pessoa sente a batida no joelho, mas não move a perna. Assinale a alternativa que apresenta somente afirmativas corretas. a) II e III b) I e II c) I e III d) I, II e III Resposta: Letra c.

Neste reflexo, participam apenas dois tipos de neurônios: 1) o sensitivo, que leva o impulso até a medula espinhal; 2) o motor, que traz o impulso medular até o músculo da coxa, fazendo-a contrair-se.
Em exame de reflexo patelar, ao bater-se com um martelo no joelho, os axônios dos neurônios sensitivos são excitados e, imediatamente, os dendritos conduzem o impulso até à medula espinhal.
Se a raiz ventral do nervo espinhal for seccionada (veja em A), a pessoa sente a batida no joelho, mas não move a perna.
a) II e III
b) I e II
c) I e III
d) I, II e III
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra c) I e III. No reflexo patelar, participam apenas dois tipos de neurônios: o sensitivo, que leva o impulso até a medula espinhal, e o motor, que traz o impulso medular até o músculo da coxa, fazendo-a contrair-se. No exame de reflexo patelar, ao bater com um martelo no joelho, os axônios dos neurônios sensitivos são excitados e conduzem o impulso até a medula espinhal. Se a raiz ventral do nervo espinhal for seccionada, a pessoa sente a batida no joelho, mas não move a perna.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

16. Qual estrutura da medula espinhal está relacionada com a função motora? E com a função sensitiva?

I - As raízes anteriores ou motoras estão relacionadas com a função motora.
II - As raízes posteriores ou sensitivas estão relacionadas com a função sensitiva.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão incorretas.

17. Explique o trajeto do nervo óptico do olho ao sulco calcarino.

18 Escolhas um par de nervo craniano misto (sensitivo e motor) e explique sua origem, seu trajeto, suas estruturas alvo e suas funções.

05 A respeito do sistema nervoso, marque a alternativa INCORRETA:

O tecido que forma o sistema nervoso é o tecido nervoso, que possui como célula principal o neurônio.
Os neurônios são responsáveis pelo recebimento e transmissão do impulso nervoso e possuem como partes principais os dendritos, o corpo celular e o axônio.
Os neurônios permanecem conectados entre si, formando uma espécie de fio contínuo por onde os impulsos nervosos propagam-se.
O sistema nervoso e o sistema endócrino possuem uma íntima relação, sendo o sistema nervoso responsável, por exemplo, por estimular algumas glândulas a produzirem hormônios.
NDR
a) O tecido que forma o sistema nervoso é o tecido nervoso, que possui como célula principal o neurônio.
b) Os neurônios são responsáveis pelo recebimento e transmissão do impulso nervoso e possuem como partes principais os dendritos, o corpo celular e o axônio.
c) Os neurônios permanecem conectados entre si, formando uma espécie de fio contínuo por onde os impulsos nervosos propagam-se.
d) O sistema nervoso e o sistema endócrino possuem uma íntima relação, sendo o sistema nervoso responsável, por exemplo, por estimular algumas glândulas a produzirem hormônios.
e) NDR

10 Qual dos folhetos embrionários dá origem ao sistema nervoso? Explique a formação do tubo neural e da crista neural. A quem esses elementos dão origem?

O sistema nervoso é originado do ectoderma.
A neurulação é o evento-chave no desenvolvimento do sistema nervoso.
A medula espinha primitiva (notocorda) envia um sinal aos tecidos que a recobre para que se torne mais espesso, formando a placa neural.
Esta invagina-se criando assim o sulco neural.
As pregas dentro dele funde-se e fecham para formar o tubo neural.
Parte do tecido das pregas é bloqueado para originar a crista neural, futuro sistema nervoso periférico.

13. Descreva a divisão do sistema nervoso central e periférico baseado em critérios anatômicos e funcionais.

Sistema Nervoso Central (encéfalo e medula espinhal) tem como função, receber e transmitir informações para todo o organismo.
Sistema nervoso periférico (nervos, e gânglios nervosos) e possui como função levar informações ao Sistema Nervoso Central e respostas aos órgãos efetores.

14. Quais são os dois tipos celulares encontrados no tecido nervoso?

Neurônios: é a unidade estrutural e funcional do sistema nervoso que é especializada para a comunicação rápida. Tem a função básica de receber, processar e enviar informações.
Células glias: compreendem as células que ocupam os espaços entre os neurônios e tem como função sustentação, revestimento ou isolamento e modulação da atividade neural.

15. Cite as 3 funções básicas do sistema nervoso.

Funções sensitivas: Estímulos e diversos tipos de informações são captados por receptores sensitivos (também conhecidos como neurônios receptores ou aferentes) do nosso corpo.
Funções integradoras: Células nervosas específicas, principalmente os interneurônios (também conhecidos como neurônios conectores), realizam a análise, processamento e armazenamento destes estímulos e informações captados pelos receptores sensitivos.
Funções Motoras: É a última etapa do processo do sistema nervoso para um estímulo. É a resposta do sistema nervoso, que é executada pelos neurônios motores (também conhecidos como neurônios eferentes ou efetuadores). Células e órgãos efetores, que estão em contato com os neurônios motores, recebem uma informação do cérebro e executam uma ação de acordo com a situação que está ocorrendo.

16. Qual estrutura da medula espinhal está relacionada com a função motora? E com a função sensitiva?

A medula apresenta duas dilatações, uma cervical, outra lombar, nos pontos correspondentes à origem dos nervos que se distribuem respectivamente aos membros superiores e aos membros inferiores.
Na sua extremidade inferior, há um filamento nervoso, o filum terminale, que a prolonga até a base do cóccix.
O filum terminale e os últimos nervos raquianos formam um conjunto denominado cauda eqüina, pela semelhança com as crinas do cavalo.
De um lado e de outro da medula, nascem 31 pares de pequenos cordões nervosos, os nervos raquianos.
Os nervos raquianos são mistos, ou seja, possuem fibras nervosas sensitivas e motoras.
Os nervos raquianos emergem da medula espinhal através de duas raízes, uma anterior e outra posterior.
A raiz anterior é responsável pela inervação motora dos músculos esqueléticos.
A raiz posterior é responsável pela inervação sensitiva da pele, músculos e articulações.

18 Escolhas um par de nervo craniano misto (sensitivo e motor) e explique sua origem, seu trajeto, suas estruturas alvo e suas funções.

Escolher um par de nervo craniano misto (sensitivo e motor)
Explicar sua origem, seu trajeto, suas estruturas alvo e suas funções.

Cite 3 nervos motores do olho.

O III Par: Nervo oculomotor inerva parte dos músculos extra-oculares.
O IV Par: Nervo parético ou troclear inerva o músculo oblíquo superior.
O VI Par: Abducente inerva o músculo reto lateral.

Qual é a conexão entre os olhos e o sistema nervoso central?

O nervo óptico faz a conexão entre o globo ocular e o sistema nervoso central.

Mais conteúdos dessa disciplina