Buscar

Descreva a arte bizantina, seus principais temas e características. A arte bizantina teve lugar de destaque, herdou o arco, a abóbada e a cúpula, ...

Descreva a arte bizantina, seus principais temas e características.

A arte bizantina teve lugar de destaque, herdou o arco, a abóbada e a cúpula, mas também utilizou o plano centrado, de forma quadrada ou em cruz grega, com cúpula central e absides laterais.
Os mosaicos bizantinos continuaram a decorar espaços laicos, como prédios públicos, moradas aristocráticas e palácios imperiais.
Os artistas bizantinos eram chamados para lugares como Itália, Palestina e Rússia para decorar igrejas e palácios.
A arte bizantina teve seu apogeu no século VI, durante o reinado do imperador Justiniano.
Entre os séculos VII e IX, desenvolveu-se o movimento iconoclasta, que condenava o culto das imagens.

Essa pergunta também está no material:

APOSTILA-HISTÓRIA-DA-ARTE (2)
75 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A arte bizantina foi um estilo artístico que se desenvolveu no Império Bizantino, entre os séculos IV e XV. Ela foi influenciada pela cultura greco-romana e pelo cristianismo, e teve como principais características: 1. Arquitetura: A arte bizantina utilizou elementos arquitetônicos como o arco, a abóbada e a cúpula. Além disso, adotou o plano centrado, com formas quadradas ou em cruz grega, cúpula central e absides laterais. 2. Mosaicos: Os mosaicos bizantinos foram uma forma de expressão artística muito importante. Eles eram utilizados para decorar espaços religiosos e laicos, como igrejas, palácios e prédios públicos. Os mosaicos eram feitos com pequenas peças de vidro colorido, pedras preciosas e metais, formando imagens e cenas religiosas. 3. Iconoclastia: Entre os séculos VII e IX, ocorreu o movimento iconoclasta, que condenava o culto às imagens religiosas. Durante esse período, muitas obras de arte foram destruídas, mas o uso de ícones religiosos foi retomado posteriormente. 4. Influência e difusão: A arte bizantina teve grande influência em outras regiões, como Itália, Palestina e Rússia. Artistas bizantinos foram chamados para decorar igrejas e palácios nesses locais, levando consigo as técnicas e estilos característicos da arte bizantina. O apogeu da arte bizantina ocorreu no século VI, durante o reinado do imperador Justiniano. Apesar das influências e transformações ao longo dos séculos, a arte bizantina deixou um legado importante na história da arte e da cultura.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais