Buscar

QUESTÃO 3 "Antunes ressalta que, em plena era do capitalismo informacional digital, sob rigorosa hegemonia financeira, um número incalculável de tr...

QUESTÃO 3 "Antunes ressalta que, em plena era do capitalismo informacional digital, sob rigorosa hegemonia financeira, um número incalculável de trabalhadores se encontram, em escala global, em situações cada vez mais instáveis e precárias de trabalho: 'Assistimos à ampliação do subemprego, do desemprego e, ainda, do desemprego por desalento. No Brasil, mais de 4 milhões se encontram nessa última situação.', destaca, lembrando que, com a redução do emprego, grande número de pessoas são empurradas para trabalhos precários, ocasionais, intermitentes". Fonte: https://portal.trt3.jus.br/internet/conheca-o-trt/comunicacao/noticias-juridicas/ricardo-antunes-industrias-4-0-levarao-a-escravidao-digital. Acesso em: 15 maio 2023. ​Após um leitura atenda do artigo "Indústrias 4.0 levarão à escravidão digital", responda: o que Antunes (2018) afirma sobre a escravidão digital? Analise as afirmativas a seguir: I. Expande-se em escala global. II. Verifica-se o que muitos denominam de “um processo de uberização global do trabalho”. III. Ganha mais força onde não há resistência sindical ou movimentos sociais. IV. Não preestabelece jornada de trabalho nem remuneração fixa nem atividade pré-determinada. V. Faz uso de metas flexíveis, sempre superando a do dia anterior. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, II, III e V, apenas. Alternativa 2: I, II, III, IV e V. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II, III e IV, apenas. Alternativa 5: I e V, apenas.

💡 3 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o artigo "Indústrias 4.0 levarão à escravidão digital" de Antunes (2018), a escravidão digital se expande em escala global, verifica-se o que muitos denominam de “um processo de uberização global do trabalho”, não preestabelece jornada de trabalho nem remuneração fixa nem atividade pré-determinada e faz uso de metas flexíveis, sempre superando a do dia anterior. Portanto, a alternativa correta é a 2: I, II, III, IV e V.
1
Dislike0
User badge image

Erlandia Moreira

RESPOSTA: I II III IV V

1
Dislike0
User badge image

cbarcella

A alternativa 2 é a resposta correta, pois todas as afirmativas são verdadeiras. Na perspectiva de Antunes, a escravidão digital possui como uma das características ter uma expansão global e impactar o aspecto trabalhista, pois não determina uma jornada e remuneração fixas.

Indústrias 4.0 e a escravidão digital

O advento da indústria 4.0 traz a transformação impulsionada com o uso de tecnologias digitais no processo industrial, com o uso de automações que agilizam o processo e, muitas vezes, substituem a atuação humana.

Um dos desafios está relacionado a valorização humana, que passa a ser comparada com o processo robotizado, e a sua substituição passa a ser um descarte humano, gerando prejuízos enormes para a sociedade.

Contudo, se bem regulamentado, pode envolver um processo global que ajudará ao homem ter o seu papel crucial devido a sua inteligência e necessidade para administrar tudo o que está ao redor. 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais