Buscar

O sequenciamento de Sanger permite saber a ordem exata de nucleotídeos de um pedaço do DNA, tem sido muito utilizada na pesquisa e como ferramenta ...

O sequenciamento de Sanger permite saber a ordem exata de nucleotídeos de um pedaço do DNA, tem sido muito utilizada na pesquisa e como ferramenta de diagnóstico. Desde a sua descoberta em 1977, seu processo de execução sofreu aperfeiçoamento, sendo o primeiro descrito como sequenciamento de Sanger manual e o mais atual de automatizado. Qual a diferença entre o sequenciamento manual e o automatizado?


Ambos utilizam os ddNTPs que são os nucleotídeos sem a hidroxila livre no açúcar e o resultado obtido através de eletroforese em gel de poliacrilamida
O manual utiliza nucleotídeos do tipo dNTP e a corrida eletroforetica em gel de poliacrilamida para observação dos resultados.
O automatizado equipamento faz todo o procedimento sozinho, lendo os nucleotídeos de DNA através da DNA polimerase.
O automatizado utiliza ddNTPs marcados fluorescentemente, cada nucleotídeo com uma cor, que é lido após corrida eletroforetica em capilar e detecção da fluorescência pelo equipamento após excitação com laser.
O manual todos os ddNTPs vão no mesmo tubo de reação pois a eletroforese separa todos eles permitindo distinguir uns dos outros.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO GABARITO
5 pág.

Biotecnologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença entre o sequenciamento manual e o automatizado está relacionada ao processo de execução e aos reagentes utilizados. No sequenciamento manual, são utilizados nucleotídeos do tipo dNTP (desoxinucleotídeos trifosfato) e a corrida eletroforética é realizada em gel de poliacrilamida para observação dos resultados. Nesse método, os ddNTPs (desoxinucleotídeos difosfato terminadores) são adicionados em diferentes tubos de reação, cada um contendo um tipo de ddNTP marcado com uma cor específica. A eletroforese separa os fragmentos de DNA de acordo com o tamanho, permitindo a identificação da sequência de nucleotídeos. Já no sequenciamento automatizado, um equipamento realiza todo o procedimento de forma automatizada. Nesse caso, são utilizados ddNTPs marcados fluorescentemente, em que cada nucleotídeo possui uma cor específica. Após a corrida eletroforética em capilar, o equipamento realiza a detecção da fluorescência dos ddNTPs marcados, lendo a sequência de nucleotídeos do DNA. Esse método é mais rápido e eficiente, pois dispensa a necessidade de separar os ddNTPs em diferentes tubos de reação. Ambos os métodos utilizam os ddNTPs, que são os nucleotídeos sem a hidroxila livre no açúcar, e o resultado é obtido por meio da eletroforese em gel de poliacrilamida. No entanto, a diferença está na forma como os ddNTPs são utilizados e como os resultados são observados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais