Buscar

OBJETIVOS: a) determinar experimentalmente qual a resistência equivalente de um circuito série, paralelo e misto; b) comprovar as fórmulas de...

OBJETIVOS:
a) determinar experimentalmente qual a resistência equivalente de um circuito série, paralelo e misto;
b) comprovar as fórmulas de determinação da resistência total de circuitos série, paralelo e misto.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

Os circuitos elétricos podem apresentar dois ou mais resistores interligados em série, paralelo ou mistos (série-paralelo), ou ainda em associações mais complexas.

Deve-se saber analisar tais circuitos para determinar e prever o efeito de um resistor ou uma combinação de resistores no controle da corrente.

Para calcular a resistência total ou equivalente de uma associação em série de resistores, basta somar os resistores que compõem o circuito:

Req = R1 + R2 + R3...

Para se calcular a resistência total ou equivalente de uma associação em paralelo de resistores utiliza-se a fórmula:

1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3...

Quando se tratar de apenas dois resistores, como por exemplo R1 e R2, utiliza-se a fórmula:

R1.R2/R1+R2

Ou seja, o produto dos dois resistores, dividido pela soma dos mesmos.

Em uma associação em paralelo de resistores, a resistência total será sempre menor do que o menor valor de resistência ôhmica associada ao circuito.

Se por exemplo, tivermos os resistores: 220Ω, 1.000Ω e 4.700Ω associados em paralelo, a resistência equivalente ou total será menor do que 220Ω.

Para “N” resistores iguais associados em paralelo, a resistência total ou equivalente será:

Req = R/N

onde:
N é o número de resistores


Essa pergunta também está no material:

Trabalho de Associação de Resistores
4 pág.

Física III Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na descrição fornecida, os objetivos do experimento são: a) Determinar experimentalmente a resistência equivalente de um circuito série, paralelo e misto. b) Comprovar as fórmulas de determinação da resistência total de circuitos série, paralelo e misto. Na introdução teórica, é explicado que os circuitos elétricos podem apresentar resistores interligados em série, paralelo ou mistos. É importante saber analisar esses circuitos para determinar e prever o efeito dos resistores no controle da corrente. Para calcular a resistência total ou equivalente de uma associação em série de resistores, basta somar os valores dos resistores que compõem o circuito. Para calcular a resistência total ou equivalente de uma associação em paralelo de resistores, utiliza-se a fórmula: 1/Req = 1/R1 + 1/R2 + 1/R3... Quando se trata de apenas dois resistores, como R1 e R2, utiliza-se a fórmula: R1.R2/R1+R2 Em uma associação em paralelo de resistores, a resistência total será sempre menor do que o menor valor de resistência ôhmica associada ao circuito. Para "N" resistores iguais associados em paralelo, a resistência total ou equivalente será: Req = R/N Onde N é o número de resistores.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais