Buscar

Descreva o processo de síntese de proteínas, desde a transcrição do DNA até a tradução do RNA mensageiro em uma sequência de aminoácidos.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Durante a síntese de proteínas, o DNA é transcrito em RNA mensageiro (mRNA) no núcleo da célula. O mRNA é então transportado para o citoplasma, onde ocorre a tradução. A tradução é o processo pelo qual o mRNA é decodificado em uma sequência de aminoácidos para formar uma proteína. O processo de tradução começa com a ligação do mRNA ao ribossomo. O ribossomo lê o mRNA em grupos de três nucleotídeos chamados códons. Cada códon corresponde a um aminoácido específico. Os aminoácidos são transportados para o ribossomo por moléculas de RNA de transferência (tRNA), que possuem anticódons complementares aos códons do mRNA. À medida que o ribossomo lê o mRNA, os aminoácidos são adicionados à cadeia de proteína em crescimento. Esse processo continua até que o ribossomo alcance um códon de parada, que sinaliza o fim da cadeia de proteína. Após a conclusão da síntese de proteínas, a proteína é dobrada em sua forma tridimensional final e pode ser transportada para outras partes da célula ou para fora da célula para realizar sua função específica.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais