Buscar

Embora saibamos que alguns direitos humanos são violados por políticas e medidas de saúde, determinados direitos humanos não podem ser restritos em...

Embora saibamos que alguns direitos humanos são violados por políticas e medidas de saúde, determinados direitos humanos não podem ser restritos em nenhuma circunstância, como os direitos a não ser torturado e a não ser escravizado, e a liberdade de pensamento, de consciência e de religião. As cláusulas de limitação e de derrogação nos instrumentos de direitos humanos reconhecem a necessidade de limitar direitos humanos em algumas situações. A saúde pública é muitas vezes usada pelos Estados como base para limitar o exercício de direitos humanos. O cumprimento ou descumprimento dos direitos humanos influencia na saúde de diversas formas. Por meio do respeito ao direito à informação, é possível reduzir a vulnerabilidade a problemas de saúde. Seu descumprimento, porém, tem efeitos maléficos para a saúde: sem conhecimento sobre a sua condição de saúde, a pessoa sob cuidados em saúde fica profundamente subordinada ao profissional, que tem poder para determinar condutas terapêuticas que podem comprometer a existência da pessoa sob cuidados em saúde e seus projetos de vida. Por outro lado, políticas e ações de saúde também podem influenciar o cumprimento dos direitos humanos. Por exemplo, o direito à liberdade de movimento também pode ser afetado por políticas e ações de saúde. Quando instituída a quarentena ou isolamento por causa de doenças sérias e contagiosas, como a causada pelo vírus da Covid-19, ebola, sífilis, tifóide e tuberculose não tratada, temos um exemplo de política de saúde que restringe os direitos humanos. Essas medidas podem violar o direito humano à liberdade de movimento, que é um direito


a. Os direitos humanos, por serem universais, inerentes a todas as pessoas, não podem ser limitados ou restritos pelo Estado sob nenhuma circunstância, sem exceção.
b. O relacionamento entre a saúde e os direitos humanos é complexa, visto que alguns direitos humanos se relacionam à saúde de forma indireta. Por exemplo, a violação ao direito de não ser torturado causa sérias consequências para a saúde mental da pessoa que teve esse direito violado, como o estresse pós-traumático e a perda de identidade.
c. O direito à informação se relaciona ao direito à saúde, mas esse relacionamento é distante. Mesmo que o indivíduo tenha pouco conhecimento sobre sua condição de saúde, ele não se encontrará em situação de vulnerabilidade, já que estará sendo tratado por profissionais treinados, que têm conhecimento vasto sobre sua condição de saúde.
d. Em algumas hipóteses, alguns direitos humanos podem ser limitados. Muitas vezes, para proteger a saúde pública, os Estados podem restringir alguns direitos por duração indeterminada, mesmo que haja meios menos intrusivos para atingir esse mesmo objetivo.
e. Medidas de saúde como a quarentena ou isolamento por causa de doenças sérias e contagiosas não restringem o direito humano à liberdade de movimento. Se tais medidas restringissem esse direito, não poderiam sob nenhuma hipótese ser adotadas pelo Estado, já que esse é um direito absoluto.

Essa pergunta também está no material:

Exercício avaliativo - Módulo 2 DIREITO SAUDE
4 pág.

Direitos Humanos Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Em algumas hipóteses, alguns direitos humanos podem ser limitados. Muitas vezes, para proteger a saúde pública, os Estados podem restringir alguns direitos por duração indeterminada, mesmo que haja meios menos intrusivos para atingir esse mesmo objetivo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais