Buscar

No trecho abaixo, é apresentado um método para a elaboração de tabelas de dados de cerâmicas pré-históricas e históricas. Assinale a alternativa co...

No trecho abaixo, é apresentado um método para a elaboração de tabelas de dados de cerâmicas pré-históricas e históricas. Assinale a alternativa correta sobre o que é afirmado no texto:

“cerâmicos pré-históricos e históricos podem ser comparados a catálogos desse tipo de material presentes no mercado e na bibliografia [...]. Ainda quanto às cerâmicas, é possível optar pelo uso de um modelo de diâmetro da peça [...] para elaboração de seu diâmetro, de sua capacidade volumétrica e de sua inferência posterior de uso, em conformidade com os atributos já consagrados pelos estudos arqueológicos [...], como volume, forma, utilização, matéria-prima e antiplástico (substâncias que diminuem a maleabilidade do barro e permitem sua modelagem)” (livro-base, p. 159). “No caso dos materiais cerâmicos, deve-se produzir uma tabela em que constem os dados: número da peça, tipo, técnica de decoração (quando presente), sessão da peça, cor, técnica de produção (quando aplicável) e dados da forma (espessura da parede, marcas de uso e material incrustado) ” (livro, base, p. 160). A afirmativa I é falsa, pois, como exposto, os cerâmicos pré-históricos tal como os históricos também fazem uso dos catálogos e bibliografia (livro-base, p. 158).

C I e III
D I, II e IV
E I e II.


A) A elaboração de tabelas de dados de cerâmicas pré-históricas e históricas é feita apenas com base em modelos de diâmetro da peça.
B) Os cerâmicos pré-históricos não fazem uso de catálogos e bibliografia.
C) As tabelas de dados de cerâmicas pré-históricas e históricas devem conter informações como número da peça, tipo, técnica de decoração, sessão da peça, cor, técnica de produção e dados da forma.
D) Os atributos consagrados pelos estudos arqueológicos para a elaboração de tabelas de dados de cerâmicas pré-históricas e históricas são: volume, forma, utilização, matéria-prima e antiplástico.
E) A elaboração de tabelas de dados de cerâmicas pré-históricas e históricas é feita apenas com base em catálogos presentes no mercado.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a C) As tabelas de dados de cerâmicas pré-históricas e históricas devem conter informações como número da peça, tipo, técnica de decoração, sessão da peça, cor, técnica de produção e dados da forma.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais