Buscar

Descreva o experimento realizado para medir a capacitância de um capacitor variável e apresente os resultados obtidos. Conectar o capacitor ao mult...

Descreva o experimento realizado para medir a capacitância de um capacitor variável e apresente os resultados obtidos.
Conectar o capacitor ao multiteste através do cabo com pontas de jacaré e escolher a escala adequada para medir a capacitância.
Com o multitester ligado retirar da base a placa móvel do capacitor e observar o que acontece com o valor da capacitância.
Anotar o valor da capacitância residual encontrada e justificar a sua existência.
Colocar a placa móvel a uma distância inicial de 1 mm da placa fixa e medir o valor da capacitância, variando a distância de 1 em 1mm e medindo os valores da capacitância correspondente.
Todos os valores obtidos no processo foram dispostos em duas tabelas, a primeira que contém as medidas de capacitância sem a presença do dielétrico, e a segunda com medidas tendo um dielétrico entre as placas do capacitor.
A partir desses valores foram montados dois gráficos de capacitância versus o inverso da distância.
Foram feitas regressões lineares para cada um dos gráficos.
Com base nas equações obtidas, foram calculados os valores de permissividade nos dois casos abordados no experimento.

Essa pergunta também está no material:

RELATÓRIO CAPACITOR DE PLACAS PARALELAS - LAB 2
13 pág.

Laboratorio Universidade do Estado do AmazonasUniversidade do Estado do Amazonas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No experimento realizado para medir a capacitância de um capacitor variável, foram seguidos os seguintes passos: 1. Conectar o capacitor ao multiteste através do cabo com pontas de jacaré e escolher a escala adequada para medir a capacitância. 2. Com o multitester ligado, retirar da base a placa móvel do capacitor e observar o que acontece com o valor da capacitância. 3. Anotar o valor da capacitância residual encontrada e justificar a sua existência. 4. Colocar a placa móvel a uma distância inicial de 1 mm da placa fixa e medir o valor da capacitância, variando a distância de 1 em 1 mm e medindo os valores da capacitância correspondente. 5. Todos os valores obtidos no processo foram dispostos em duas tabelas: a primeira contendo as medidas de capacitância sem a presença do dielétrico e a segunda com medidas tendo um dielétrico entre as placas do capacitor. 6. A partir desses valores, foram montados dois gráficos de capacitância versus o inverso da distância. 7. Foram feitas regressões lineares para cada um dos gráficos. 8. Com base nas equações obtidas, foram calculados os valores de permissividade nos dois casos abordados no experimento. Os resultados obtidos foram registrados nas tabelas e utilizados para análise e cálculo da permissividade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais