Buscar

O mandado de injunção é remédio constitucional que objetiva: Escolha uma: a. O conhecimento de informações de caráter pessoal e a retificação de d...

O mandado de injunção é remédio constitucional que objetiva: Escolha uma: a. O conhecimento de informações de caráter pessoal e a retificação de dados, protegendo, assim, a esfera íntima dos indivíduos. b. Prevenir ou sanar a violação ou coação à liberdade de locomoção por ilegalidade ou abuso de poder. c. Viabilizar o exercício de direitos e garantias fundamentais, concernentes às liberdades, à soberania e à cidadania, previstos em norma de eficácia limitada, conforme classificação das normas constitucionais quanto à sua aplicabilidade, elaborada por José Afonso da Silva. d. Anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural. e. Proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O mandado de injunção é um remédio constitucional que objetiva viabilizar o exercício de direitos e garantias fundamentais, concernentes às liberdades, à soberania e à cidadania, previstos em norma de eficácia limitada, conforme classificação das normas constitucionais quanto à sua aplicabilidade, elaborada por José Afonso da Silva. A alternativa correta é a letra c.
0
Dislike0
User badge image

Isaque Cardoso: maneiras de ganhar DINEIRO

São características dos direitos e garantias fundamentais, exceto:

Escolha uma:

a. Complementariedade: devem ser interpretados de forma conjunta, com o intuito de alcançar a finalidade proposta pelo legislador.

b. Historicidade: os direitos fundamentais nascem, modificam-se e desaparecem ao longo da história;

c. Prescritibilidade: eles prescrevem com o decurso do tempo, podendo ser considerados permanentes.

d. Universalidade: abrangem todos os indivíduos, independentemente de sua nacionalidade, sexo, raça, credo ou convicção política ou filosófica.

e. Inviolabilidade: não devem ser violados pela legislação infraconstitucional nem por atos administrativos, expedidos por autoridades públicas, podendo, no entanto, ser limitados por lei, desde que observada a teoria do limite dos limites, ancorada na razoabilidade e na proporcionalidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais